Na segunda-feira (15) aconteceu a entrega do Prêmio Construindo a Nação. Campina Grande do Sul conquistou a primeira colocação entre todas as escolas do Paraná com o projeto desenvolvido na Escola Municipal José Eurípedes Gonçalves, que incluiu atividades em torno da valorização da história do município. O evento foi realizado na Pinacoteca do Estado de São Paulo, na capital.

As atividades do projeto premiado, intitulado Valorizar a História é um Ato de Cidadania, foram desenvolvidas entre os meses de maio e agosto no 3º ano B, com 24 alunos entre 8 a 11 anos. Entre elas, exposição de objetos antigos na escola, visita ao Museu Paranaense, à Câmara de Vereadores e à Prefeitura Municipal, conversa com o prefeito e secretário municipal de Cultura em sala de aula, cartas ao Executivo e Legislativo municipais e idealização de um abaixo-assinado propondo um projeto de lei de iniciativa popular.

O concurso Construindo a Nação tem como intuito estimular, reconhecer e difundir ações em que os alunos são os agentes da mudança, na melhoria ou solução de problemas nas comunidades onde estão as escolas. Até este ano, quase 8 mil escolas de todo o Brasil já participaram, mobilizando e envolvendo mais de 6 milhões de estudantes. A iniciativa é do Instituto da Cidadania Brasil junto com o Sesi, Fundação Volkswagen, entre outros apoiadores regionais.