Conscientização ambiental e cuidado no trânsito. Estes são os objetivos principais de dois projetos desenvolvidos nas Escolas Municipais Poty Lazzarotto e Antonio Alceu Zielonka, de iniciativa da Autopista Litoral Sul – Arteris. Tudo começou quando a Secretaria Municipal de Educação de Pinhais recebeu o convite e a incumbência de indicar duas unidades de ensino para participarem do Projeto Escola – Educar pra Humanizar o Trânsito e do Programa Viva Meio Ambiente. Desde então, as iniciativas vêm mudando a realidade de ambas as comunidades escolares.
Únicas do Paraná a integrarem os projetos, as duas escolas foram selecionadas uma vez que ficam próximas de vias com intenso fluxo de veículos, neste caso, as Avenidas Jacob Macanhan e Maringá. “Muitos alunos vem sozinhos, a pé, inclusive um aluno sofreu um acidente recentemente, daí a importância de trabalhar o tema”, destaca a pedagoga da Escola Antonio Alceu Zielonka, Jocelyne Hoepers de Godoy.
Após o convite, as diretoras das unidades de ensino foram até Santa Catarina para que ficassem a par dos projetos, e então aplicassem nas escolas. “Desde o início tivemos um ótimo suporte por parte da organização, recebemos vários materiais, os quais foram bem aproveitados pelas professoras”, conta Janete do Rocio de Lima Marinho, diretora da Escola Poty Lazzarotto.