
No último domingo, 40 participantes do Grupo da Melhor Idade ‘De Bem com a Vida’ de Contenda, participaram de um passeio pelo roteiro de Turismo Rural, promovido pelo Departamento de Cultura e Turismo.
O passeio proporcionou um dia repleto de experiências culturais, gastronômicas e de contato com a natureza.
A jornada teve início logo pela manhã, com saída do Centro de Convivência dos Idosos (CCI). A primeira parada foi no distrito de Catanduvas do Sul, em frente à Praça da Matriz, onde o grupo participou de um momento de alongamento e oração, preparando corpo e espírito para o dia especial.
O roteiro seguiu para Capoeira Grande, onde os visitantes foram recebidos no Espaço Witamy – Casa Amarela. No cardápio delícias típicas como pastel, bolinho de carne, broa, torresmo e tortas de requeijão.
Em seguida, o grupo partiu para a comunidade do Rio do Cacho, no Recanto Rio do Cacho, local conhecido por sua exuberante natureza. A vista privilegiada da cachoeira e a tranquilidade do ambiente proporcionaram um momento de conexão com o meio ambiente e contemplação das belezas naturais do município.
A programação continuou na Chácara Burkot, também naquela região, onde os participantes compartilharam o ‘momento do chimarrão’ – uma roda animada de conversa e integração, com direito a boa prosa e acolhimento típico do interior paranaense.
Antes do almoço, uma leve trilha ecológica foi realizada nas proximidades do Empório Loanda, passando por uma mata nativa margeando o rio, grandes pedras e uma pequena represa.
A programação contou ainda com uma experiência na Vinícola Vinhos Druciak, onde os apreciadores de um bom vinho tiveram a oportunidade de participar de uma degustação guiada, explorando sabores marcantes e a tradição da vinicultura local.
A tarde a cultura ganhou destaque na visita ao Artesanato Tozetti, que abriga um acervo com peças trazidas de mais de 15 países e um pequeno museu com objetos de valor histórico e cultural. O encerrando foi na Chácara Taborda, onde a música e a dança tomaram conta do ambiente.
“O roteiro piloto superou as expectativas, reforçando o potencial do município para o turismo rural e cultural. A iniciativa tem como objetivo valorizar as riquezas naturais, o patrimônio local e a hospitalidade contagiante da população contendente”, destacou o diretor de Cultura e Turismo, Joel Taborda.