Na última sexta-feira (2), a equipe da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo de Guaratuba realizou uma ação de promoção do Destino Guaratuba com todas as agências e agentes de turismo participantes do 17º Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), um dos maiores eventos do turismo nacional.

Na ação foram entregues o material de divulgação da cidade, uma revista turística de alta qualidade de imagens, diagramação e conteúdo selecionado dos principais segmentos do trade de turismo do município. A revista foi um projeto da secretária da Educação Fernanda Monteiro com edição de conteúdo da jornalista Grazieli Eurich e projeto gráfico e diagramação da designer Thais Freitas. Contou também com a participação de vários fotógrafos da cidade: João Sobanski, Alex dos Anjos, Bruno Carlesse, Clécio Tekachechen, Edgar Fernandez, Emanuel Galafasi, Isabel de Mendonça Oliveira, Mário Natalino, Odilon Cezar Ramos, Ovelha Filmaker, Rafael Soveral, Robson Moreira, Thaís de Freitas, divulgação Restaurante Sítio Sambaqui, Monte Camping, Ultra dos Perdidos, Trailrunning e Triativa.

Junto com a revista foram entregues camisetas do Sempre Natal e abadás do Carnaval Guaratuba que retorna em 2023 com expectativa do maior público de sua história.

Além da ação pontual de divulgação junto às agências e agentes, Guaratuba marcou presença na feira com stand próprio, palestra e gastronomia. Na quinta-feira (1), a secretária Thais Salvi realizou uma palestra para os participantes do festival, na sala Conexão 2, sobre a “Formatação dos Produtos Turísticos do Destino Guaratuba” que está acontecendo no município em parceria com o Sebrae/PR e tem como objetivo fomentar a criação de novos produtos turísticos assim como fortalecer os existentes. Na palestra a secretária contou com a colaboração da gestora do Sebrae Regional Leste, Fernanda Pesarini, e da consultora do Sebrae, a turismóloga Ana Paula Soliman.

Também na quinta-feira, Guaratuba apresentou sua gastronomia pelas mãos do chef renomado da cidade, Vandir Esmaniotto e ajuda do diretor da SMCT, Dirceu Nascimento, com o prato de frutos do mar que gerou fila para degustação. O prato foi servido pelo chef e também pela secretária e pelo vice-prefeito Edison Camargo. As empresas do setor pesqueiro Casa dos Pescados e Big Fish colaboraram com essa ação doando os frutos do mar da preparação.

Pelo segundo ano consecutivo, Guaratuba tem seu próprio stand, com conceito de ambiente alegre e inovador, com um telão gigante mostrando que as belezas da cidade vão além da praia, mas também o ecoturismo e turismo de eventos como carnaval, natal e réveillon. O vídeo foi editado pelo diretor da Comunicação da Prefeitura, David Virmond Lima Peixoto com colaboração da secretária Thais Salvi. Guaratuba também trouxe para os visitantes do festival um espaço “instagramável” para fotos com balanço e a praia ao fundo. O projeto do stand foi concebido pelo funcionário da Prefeitura, Gabriel Gonçalves conjuntamente com a empresa CWB Studio, e foi organizado com a colaboração do servidor da SMCT, Arthur Antônio Pereira, que também atendeu os visitantes juntamente com o diretor da Subprefeitura do Coroados, Marcos Fedatto.

A equipe da Cultura e Turismo também participou do encontro do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do Paraná que aconteceu dentro do Festival das Cataratas. O tema central foi a preparação do 5º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, marcado para março de 2023, em Paranaguá.

Esse é o 11º ano que Guaratuba participa do festival. A comitiva da cidade formada pela secretária Thais Salvi e equipe da Cultura e Turismo, pelo vice-prefeito Edison Camargo, diretor Marcos Fedato, pelo chef Vandir Esmaniotto e pelo fotógrafo Rafael Soveral (DECOM) contou também com representantes de hotéis da cidade, como o Hotel Cabana Suíça, na cooperação da divulgação do destino Guaratuba no festival.