Matinhos realiza o primeiro mutirão de ecografias nos dias 17, 18 e 19 de março na Secretaria Municipal da Saúde para atender os pacientes que estão aguardando o exame e fazem parte da fila de espera (obedecendo a ordem na fila).
No sábado (19), o mutirão será voltado para o exame de ecocardiograma, realizado pela primeira vez em Guaratuba.
Os mutirões serão possíveis através de recurso oriundo do Governo do Estado do Paraná, que por meio da Secretaria de Estado da Saúde, repassou R$ 86 mil para o custeio de Média e Alta Complexidade – MAC, na última quarta-feira (9).
Segundo o prefeito Roberto Justus, foi decidido utilizar o recurso para realização de mutirões de ecografia pois estes foram muito represados por conta da pandemia, e agora os exames se fazem necessários pensando na retomada e mitigação dos efeitos da mesma.
Os mutirões de ecografias deverão ser realizados pelo menos uma vez por mês nos próximos 3 a 4 meses. Durante a pandemia, o atendimento que teve que ser reduzido também sofreu com a alta populacional, causando pressão nos serviços de saúde e, consequentemente, fila para o exame. O município oferece o serviço mas não consegue absorver toda a demanda, sendo priorizado o exame para as gestantes.
Os mutirões de ecografias serão realizados através do convênio com o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná – Comesp, para atendimento das especialidades médicas.
Com o Comesp, os exames e atendimentos de especialidades ocorrem na cidade, com financiamento do município mas com preço tabelado do Sistema Único de Saúde – SUS.
Guaratuba ingressou no consórcio no final de março de 2021, após um ano de negociações e aprovação do Conselho. O consórcio de saúde amplia a oferta de atendimentos e exames em média e alta complexidade. Já foram realizados com o convênio outros mutirões em Guaratuba, como os de oftalmologia.