Representantes da empresa que produz as armas não letais adquiridas recentemente pelo município para a Guarda Municipal de Araucária estiveram na Secretaria Municipal de Segurança para fazer a entrega técnica dos equipamentos, oportunidade em que são apresentadas as funcionalidades e especificidades das armas. Os guardas municipais puderam tirar algumas dúvidas referentes à diferença entre o equipamento utilizado anteriormente pela corporação e da nova marca adquirida.
As armas são equipadas com lanterna, mira à laser, baterias recarregáveis, choque que cessa automaticamente após 5 segundos (para que a vítima não receba uma carga demasiada) e um sistema que permite o armazenamento de informações sobre os disparos efetuados pela arma (dia e hora).
A pistola elétrica incapacitante gera uma corrente elétrica que é disparada por 2 arpões e ao atingirem a vítima fecham um circuito elétrico, ocasionando um choque. Mesmo através da roupa, o dardo disparado consegue paralisar temporariamente o indivíduo, pois atinge o sistema nervoso central.
As faixas na cor laranja no topo do armamento servem para alertar que são de bem menos impacto do que as armas de fogo. O representante da empresa no Paraná, Mário Kogut, explica que esse tipo de armamento é de venda controlada e possui uma tecnologia diferenciada das armas elétricas vendidas em camelódromos.maior.