Com o objetivo de oferecer melhor qualidade de ensino a todos os alunos, durante o período da pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Educação implementou a utilização do Google Classroom (Google Sala de Aula), para todos (as) professores (as) e estudantes do 4.º e 5.º ano da Rede Municipal de Ensino.
Por meio da plataforma, a Secretaria motivará os estudantes com novas tecnologias e possibilidades de estratégias na elaboração de aulas.
Conforme a Divisão de Programas Educacionais e Educação a Distância da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, a opção pela ferramenta se dá pela facilidade de acesso e utilização, pela gratuidade e pelo gerenciamento e controle sobre as atividades e frequência dos professores e alunos. A implantação do sistema está sendo realizada em parceria com o Núcleo Estadual de Educação e SEED – Secretaria Estadual de Educação e do Esporte.
Entretanto, para quem não tem acesso à internet, os materiais seguirão sendo fornecidos na forma impressa, nas escolas, conforme o turno que o aluno está matriculado. Até o momento os conteúdos pedagógicos estavam sendo disponibilizados para os alunos no formado on-line por meio de grupos no WhatsApp.
Treinamento para uso do Google Classroom
Os professores do 4.º e 5.º ano e aulas especiais, realizaram uma formação on-line para a utilização da plataforma Google Classroom.
A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou materiais escritos e vídeos com o passo a passo.
As formações ocorreram entre os meses de setembro a novembro de 2020. No decorrer do treinamento os professores já realizavam o planejamento, aplicação das aulas e disponibilizaram as atividades diretamente na plataforma Google Classroom.
Os alunos têm acesso a textos, imagens, áudios, vídeos, documentos e outros formatos de arquivos digitais. Tudo se dá por meio de uma conta gratuita de e-mail.
Para a Secretária Municipal de Educação, Dorotéa Stoco, o momento exige união e disponibilidade para o novo.
“O uso das ferramentas tecnológicas facilita o trabalho e o contato com o estudante”, afirmou a secretária da pasta.