Foi inaugurado nesta sexta-feira (06) o Centro de Atenção e Inclusão Social (Cais) Marli de Castro, no Jardim Santa Rita. O novo órgão disponibilizará uma série de serviços sociais e terá como principal função fazer a triagem e o direcionamento das famílias atendidas.

No centro serão oferecidos atendimento com assistente social e psicóloga, oficinas de artesanato, cadastramento no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), Bolsa Família e Programa do Leite, além de assessoria previdenciária.

“O Cais será um verdadeiro porto social, onde as famílias poderão contar com nossos serviços de assistência social de forma mais direcionada e perto de suas casas, evitando deslocamentos e gastos desnecessários”, explica o secretário de Desenvolvimento Social, José Luiz Nichele, o “Zezinho”.

O Cais Marli de Castro será administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria de Assuntos da Família e atenderá toda a população da região do Araçatuba, incluindo João Paulo II, Diamante, Daher, Santa Rosa, Santa Angelina, Cohapar, entre outros bairros.

Entre os órgãos que dialogarão com o Cais estão os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), o Conselho Tutelar, a Defensoria Pública e o Departamento de Esportes.

O município também implantou o Cais Jurema dos Santos, que já está funcionando na sede do município, e o Cais Antonio de Souza, que está em construção anexo à unidade de saúde do Caic.

“Sentimos que os nossos serviços de assistência social, hoje oferecidos nos Cras, precisavam ser aprimorados e, principalmente, descentralizados, de forma que ficassem próximos das comunidades que mais precisam. O próximo passo será a implantação de uma unidade anexa à regional do Terra Boa, para atender os bairros da área rural”, anunciou o prefeito Luiz Assunção.

“Vamos operar com um cronograma semanal. Teremos assistente social duas vezes por semana e psicóloga, uma. As oficinas serão às quintas-feiras, o cadastro no Programa do Leite às quartas e a assessoria previdenciária sempre às segundas. Já o CadÚnico será toda terça e quinta”, anuncia o coordenador do Cais Marli de Castro, Sidnei Pereira.

O projeto e execução das obras do Cais Marli de Castro foram feitos pela Secretaria Municipal de Projetos e Engenharia. O prédio, que era uma obra abandonada, foi todo readaptado. Além de recepção, banheiros e copa, possui oito salas – multiuso, assistente social, oficinas, reuniões, gerência e almoxarifado. Foram investidos na obra aproximadamente R$ 200 mil em recursos próprios do município.

Além do prefeito e do secretário Zezinho, estavam presentes na inauguração do Cais Marli de Castro o vice-prefeito, Nilson de Jesus Pires Falavinha, os secretários municipais Adilson de Castro (Infraestrutura), Levi Camargo (Indústria, Comércio, Projetos e Engenharia), Lucas Sehnem (Saúde), Janete Assunção (Assuntos da Família) e Silmara Belo (Administração), além do presidente da Câmara Municipal, Sérgio Cavagni, dos vereadores Geraldo Vaquinha e Venício Ferreira, do coordenador de Ordem Pública, Marcos Scheremeta, do presidente da Associação Industrial e Comercial de Quatro Barras e Campina Grande do Sul (QBCAMP), Jair Minatti, do padre Messias e do pastor Luiz Rodrigues.

Homenagem

O nome do Cais do Santa Rita homenageia Marli de Castro Gomes, uma das idealizadoras da QBCAMP e personalidade importante para o desenvolvimento comercial e industrial local. Marli teve longa trajetória na associação. Depois de atuar como diretora e vice-presidente, assumiu a presidência da entidade entre os anos de 1996 e 2013.

“A sugestão partiu de comerciantes e industriais com a intenção de reconhecer toda a contribuição de Marli para a região. É uma justa homenagem a uma mulher pujante, sempre disposta a avançar, inovar e romper barreiras. Além de comandar a associação, ela foi empresária no Santa Rita, exatamente na rua do Cais, o que torna a homenagem ainda mais apropriada”, comentou Sérgio Cavagni, o “Serginho”, autor da lei que batiza o Cais. A empresa de Marli no bairro era a Tecnorecicle, que até hoje opera no local.

Serviço: o Cais Marli de Castro fica na Rua Sete de Setembro, 227, no Jardim Santa Rita de Cássia. O horário de atendimento será das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Confira o cronograma de serviços do Cais Marli de Castro:

Segunda-feira – INSS/psicóloga
Terça-feira – CADúnico
Quarta-feira – Cadastro Leite
Quinta-feira – Assistente social/CADúnico/oficinas
Sexta-feira – Assistente social