Embora o Estado do Paraná tenha regredido no que diz respeito ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, o município de Pinhais conseguiu se superar. Alcançou 5,8 pontos no Ideb, o que corresponde a uma melhora de 22% comparada a 2007 quando foi criado o índice pelo Inep. Os resultados referentes ao desempenho dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental correspondem a um amplo trabalho realizado pela administração municipal de Pinhais para melhorar a qualidade da educação.

Nos últimos anos, o município de Pinhais passou a contabilizar grandes avanços na educação. De 2009 para 2013, os investimentos praticamente dobraram, passando de R$38 milhões para R$70 milhões. Foram implantados quatro pólos de Educação em Tempo Integral, contratado mais professores e pedagogos, construído o Centro de Formação dos Profissionais da Educação e ampliado consideravelmente os investimentos em estrutura educacional.

Das 21 escolas de Pinhais avaliadas, 17 aumentaram o índice. A melhor avaliada entre elas é a Escola 31 de Março. A unidade conseguiu se manter na média das últimas duas avaliações e atingiu a nota de 6.5 – uma das melhores do Estado.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir, em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.