Instrutores da Academia da Guarda Civil Municipal de Paranaguá participaram do Estágio Básico de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), conduzido por Militares da Marinha do Brasil do Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de ARAMAR/SP (BtlDefNBQR-ARAMAR).

A capacitação ocorreu nas dependências da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), em Paranaguá. O Estágio Básico de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica teve duração de dois dias e contou com a participação de alunos da Marinha do Brasil, Polícia Militar, Bombeiro Militar e Guarda Civil Municipal.

“Ameaças biológicas, primeiros socorros, uso de equipamentos de proteção individual, descontaminação de pessoal, material e áreas comunitárias, isolamento de áreas contaminadas e conhecimentos acerca dos métodos de prevenção e combate à transmissão do Covid-19 foram alguns dos assuntos abordados”, informa a comandante da Guarda Civil Municipal, Márcia Garcia.

“A capacitação possibilita aos alunos executarem ações de Defesa NBQR, que poderão ser utilizadas em apoio aos órgãos de Saúde e Segurança Pública, a fim de contribuir para a mitigação dos impactos à população Parnanguara, causados pelo coronavírus”, ressalta o secretário municipal de Segurança, sargento João Carlos Silva.