Em forte Campanha de Conscientização do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, a Secretaria Municipal de Ordem Pública e o Departamento de Trânsito (Deptran) de Campo Largo estão com ações por toda a cidade. Panfletagens com folders informativos em pontos estratégicos, orientações de agentes públicos sobre o correto uso de recursos no trânsito e exposição de um carro batido na Praça do Museu, são algumas das ações no município para alertar e levar a população à conscientização de um trânsito mais seguro.
O principal objetivo é colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.
Muitos se perguntam: “por que maio?”. Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou década de ação para a segurança no trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo todo realiza. Já o amarelo deve-se pela cor simbolizar atenção e também sinalização de advertência no trânsito.
CONCEITO MOBILIDADE URBANA – Com o aumento populacional nos grandes centros e nos municípios em geral, houve progresso e melhoria da economia, dentre outros benefícios. No entanto, este cenário tem grande influência na mobilidade urbana, com o aumento gradativo e significativo de veículos e pedestres.
O município de Campo Largo não fica fora desta realidade. Em dezembro de 2008 o número de veículos era de 42.000 (automóveis, caminhões, caminhonetes, motocicletas, ônibus, dentre outros). Após 11 anos este número quase dobrou. Passou para 80.843 veículos, segundo dados do Detran/Paraná, frota 2019. E os números relacionados ao trânsito no âmbito nacional ficam mais impressionantes a cada dia, como dados abaixo do Observatório Nacional de Segurança Viária/2020:
A cada 12 minutos 1 pessoa morre no trânsito brasileiro.
A cada 1 minuto 1 pessoa fica com sequelas as por acidentes de trânsito.
A maior causa de mortes de crianças é por acidentes de trânsito.
O Brasil tem um custo de 50 bilhões por ano com acidentes de trânsito.
60% dos leitos hospitalares são ocupados por vítimas de acidente de trânsito.
Em Campo Largo as estatísticas da Guarda Municipal e Polícia Militar somam: 285 atendimentos de colisões de trânsito de janeiro de 2019 a fevereiro de 2020. Para reduzir estes números, a Secretaria Municipal de Ordem Pública, junto ao DEPTRAN, já realizou mais de 30 mil m² em pinturas de sinalizações viárias no centro e em alguns bairros, revitalizando faixas de pedestres e sinalizações horizontais.
“Esse trabalho foi iniciado no mês de agosto de 2019 junto com as mudanças de sentido em algumas localidades. Em diversas ruas já recebemos estatísticas de redução de acidentes de trânsito, principalmente atropelamentos de pedestres em faixas de travessia”, afirmou o secretário.
Para enfatizar a Campanha do Maio Amarelo, os agentes públicos campo-larguenses orientam sobre três principais temas: importância da travessia na faixa, perigo do excesso de velocidade e uso indevido de celular ao dirigir.
“Estamos nas ruas alertando a população sobre o quão importante é “gastar” alguns segundos e atravessar na faixa de pedestres, mas esse alerta também se estende aos motoristas no respeito as leis de trânsito”, enfatizou o Rodrigo Oliveira, guarda municipal de Campo Largo.