Até o início desta semana, com a somatória do público alvo das três fases, foram vacinadas 21.262 pessoas contras a gripe em Paranaguá. “Este número está crescendo e esperamos que até o dia 5, possamos alcançar a meta de 90% do público preconizado. Para se ter uma ideia, foram vacinadas 12.040 pessoas idosas, ou seja, 94,06%. Vacinamos 71 indígenas, o que corresponde a 177,5% desse público”, cita a superintendente de Vigilância em Saúde, enfermeira Maristela Cerqueira..

Outros grupos preconizados ainda precisam ser vacinados, mas a busca pelas doses tem sido frequente nas unidades básicas de saúde. Nesta terceira fase, são esperadas as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, as puérperas (mães até o 45.º dia do pós-parto), as gestantes, os professores e as pessoas entre 55 e 59 anos. “Mas aqueles que pertencem a fase um e dois e ainda não se vacinaram, podem procurar a unidade básica de saúde”, ressalta.

A Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório altamente transmissível. Os sintomas são febre alta, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Se não for tratada, pode provocar complicações, evoluir para pneumonia e provocar até a morte. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, ao tossir ou no contato pelas mãos.