O Rei do Congo da Lapa, mestre Miguel Ferreira, teve reconhecimento nacional na edição de 2013 do prêmio “Culturas Populares”, do Ministério da Cultura (MinC). Ele ficou em 85º lugar entre os 170 premiados e receberá R$ 10 mil. “Vejo que este ano a Lapa teve mais oportunidades de visibilidade. Com a ajuda da Prefeitura e nosso empenho, queremos que a cidade seja reconhecida em todo o país”, completa Miguel. A prefeita Leila Klenk parabenizou o mestre pelo prêmio e reforçou a importância da valorização da cultura popular local.
Como parte do projeto de valorização e reconhecimento do patrimônio imaterial lapeano, a equipe do Departamento de Cultura apoiou diretamente a inscrição do mestre Miguel no edital do MinC.
A Congada está presente há mais de 100 anos no município. A celebração é relacionada ao culto a São Benedito, santo protetor da comunidade negra local. Miguel Ferreira é um nome importante na preservação desta cultura. Ele estuda e participa das manifestações desde 1962, quando tinha apenas seis anos de idade.
A Secretaria Municipal de Educação está trabalhando na valorização da cultura popular dentro das escolas municipais. Para mostrar a Congada às crianças, o professor de música Luiz Nogueira (Ganso) fez uma composição sobre o tema. O Rei do Congo também visitará as instituições para explicar mais sobre o assunto.