A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, conta com um programa de castração gratuita de animais, como cães e gatos. A administração objetiva beneficiar a população são-joseense e é por isto que a inclusão neste programa de castração é válida somente para moradores do Município, sendo estes os únicos detentores do direito desta ação.

O Programa tem como objetivo controlar a população de animais de estimação na Cidade e com isto diminuir o número de abandonos, a incidência de zoonoses e também para que não haja transmissão de doenças aos seres humanos. Desde o início da iniciativa já foram castrados 4.287 animais no Município, sendo que por mês o número é de aproximadamente 300 bichos domésticos que passam pela castração.

De acordo com Professor Assis, a população de cães e gatos em São José dos Pinhais é muito grande. A estimativa é de que a população canina esteja girando em torno de 100 mil, somente no Município. Antes, o público em geral da Cidade podia castrar seus bichos, e agora será dado preferência para a castração de animais das famílias de baixa renda.

Os proprietários residentes no Município e que desejam castrar os animais passam por um mini-curso sobre guarda responsável, onde são abordados temas como o bem estar dos animais e os cuidados devidos que devem ser tomados no pós-cirúrgico. Feito isto, os animais passam por uma consulta onde é avaliado se estão aptos, sem doenças, e no caso das fêmeas, não estejam no cio ou em gestação. O dono também passa por uma entrevista, onde os motivos para a castração são avaliados. Preenchido os requisitos, o animal é submetido ao agendamento da cirurgia.

A castração é feita gratuitamente pelas quatro clínicas credenciadas da Prefeitura e também através da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio de uma parceria entre a administração e a instituição. Além da cirurgia, é instalado em cada animal um micro-chip, com os dados do proprietário.