O mês de outubro acabou, mas a mensagem deixada pela Campanha Outubro Rosa sobre autocuidado e prevenção do câncer de mama e de colo de útero deve continuar sendo lembrada. Em Araucária, muitas atividades foram realizadas para destacar a campanha, que envolveu basicamente unidades de saúde e serviços de atendimento de assistência social. Cerca de 200 profissionais da área de saúde também passaram por treinamento e reciclagem para que pudessem abordar melhor o tema.
Durante o mês houve o reforço nas ações de orientação à comunidade sobre o assunto, palestras, roda de conversas, incentivo à realização dos exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero, sendo que em alguns sábados, sete unidades de saúde (da área urbana e rural) abriram para contemplar as mulheres que trabalham durante a semana.
A Secretaria Municipal de Saúde estima que cerca de duas mil pessoas participaram de alguma das atividades organizadas para informar sobre essas doenças. Com a discussão do tema em alta, a procura por especialistas e o encaminhamento para realização de mamografias aumentou. Em média, realiza-se 120 exames por mês e em outubro esse número praticamente dobrou, foram 230 mamografias realizadas.