Na quarta-feira, 3, o Mega Rocio foi palco do evento “Paranaguá Summit Turismo”. O encontro reuniu influenciadores, empreendedores e autoridades para debater o futuro das próximas temporadas de cruzeiros na região.

Paranaguá, a cidade mais antiga do Estado, está se tornando um destino importante para cruzeiros, inclusive internacionais. Na temporada 2023/24, o navio MSC Lirica realizou 16 escalas no Porto de Paranaguá, com itinerários para Itajaí (SC), Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai). Essa iniciativa impulsionou o turismo local, injetando cerca de R$ 20 milhões na economia da região e gerando 2 mil empregos.

O prefeito Marcelo Roque destacou a importância do trabalho conjunto entre o governo estadual, a Portos de Paraná e o Município de Paranaguá mencionando o resultado positivo do envolvimento de secretarias municipais como Cultura e Turismo, Comunicação e Segurança.

“Parabenizo o Governo do Estado, o governador Ratinho Junior, o secretário Márcio Nunes que sempre investiram no nosso município e sempre acreditaram na cidade mãe de todos os paranaenses. A Portos de Paraná, o André Pioli que foi uma pessoa que batalhou desde o início para que esses navios viessem à Paranaguá e essa união de esforços culminou nessa temporada tão maravilhosa. A secretária, Maria Plahtyn, pelo trabalho e empenho que vem fazendo. A junção de esforços que nós tivemos aqui, a Guarda Municipal e a Polícia Militar trabalharam muito. E lembrar também da Praça de Eventos Mario Roque, que foi o cartão postal, a Ilha do Mel que também foi uma ferramenta importante. Todo esse trabalho nos deixa felizes. Pelos números que aconteceram, a geração de emprego, renda, o dinheiro que ficou no nosso comércio, não só aqui, mas também isso expandiu para todos os municípios do litoral”, comemora o prefeito.

André Pioli, diretor empresarial da Portos do Paraná, ressaltou a parceria entre o Porto, o governo do Estado e a Prefeitura. “Essa parceria gerou muitos resultados positivos. Paranaguá abraçou de maneira extraordinária os navios de passageiros e as pessoas que chegaram aqui. Os visitantes saíram encantados daqui, levaram a boa notícia lá para a terra deles. E isso fez desenvolver uma nova fonte econômica para a região, para nossa cidade e para o nosso povo. É geração de emprego e renda atrelada ao turismo”, afirma Pioli.

Maria Plahtyn, secretária municipal de Cultura e Turismo, apresentou o resultado de muito trabalho e uma grande conquista para a cidade. “É resultado do trabalho da gestão do prefeito Marcelo Roque, de grandes parcerias com o Estado e Portos que focou no turismo. Termos aqui o que apresentar e falarmos o que estamos vivendo, essa boa onda do turismo em Paranaguá é fantástico”, ressalta Maria Plahtyn.

O Secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, destacou a importância do evento e do turismo para a região. “O turismo do Paraná é o turismo que mais cresceu no Brasil, crescemos 10%, esse número é muito significativo e Paranaguá hoje tem esse sentimento de pertencimento. A população acabou se apoderando desse ativo importantíssimo que é o turismo, que é a geração de emprego, de renda, melhoria de vida das pessoas”, observa Márcio Nunes.

A Secretária Municipal de Comunicação, Camila Roque, ressaltou a importância do evento para a promoção do destino. “Esse evento hoje vem para coroar o que foi a temporada no turismo aqui em Paranaguá e já para anunciar o que tem por vir ainda. A Secretaria de Comunicação e de Turismo sempre parceiras na promoção do destino turístico que é Paranaguá. E o “Summit” vem com essa proposta de trazer a modernidade, tudo que há de mais novo no turismo. É uma marca que vem não só para representar o turismo, mas também vai poder ser usada para educação, para comunicação, para sustentabilidade. Ela chega no município para falar sobre tecnologia, sustentabilidade, economia criativa e que estreia hoje no Summit de Turismo. O evento é também uma prestação de contas para a população, feito com muito carinho, com pessoas muito importantes hoje aqui falando sobre esse assunto importante e esperamos repetir esse evento por mais algumas edições”, salienta Camila Roque.

EMPREGO E RENDA
A recente temporada de cruzeiros em Paranaguá tem gerado emprego e renda para a região litorânea, com empresários locais aproveitando a oportunidade para expandir seus negócios e acolher os turistas.

“Estamos fazendo parceria com vários estabelecimentos comerciais no litoral. Trabalhamos diretamente com as pessoas em todo o litoral e temos a intenção de abrir ainda mais as portas para que o giro comercial ocorra cada vez mais na nossa região”, afirmam Emilie Nascimento e Nathália Ragasson, sócias de um empreendimento com voucher em Paranaguá, destacando o crescimento do mercado.

Marcela Baleche Cunha, empresária do ramo comercial, ressalta a relevância do acolhimento aos turistas. “Preparamos uma recepção especial para esses visitantes. Além de apresentar nossos produtos, que são muito apreciados por sua cor, forma e estilo, também fizemos questão de acolher bem, falar sobre Paranaguá e oferecer souvenirs especiais. A palavra-chave foi o acolhimento, não só a venda”, explica.

Fabiola Lady Dilda, executiva de Contas da RPC, destaca a importância da comunicação no desenvolvimento do litoral paranaense. “Este é um momento relevante para o litoral. As empresas têm grandes oportunidades que podem ser exploradas e a comunicação tem o poder de transformar as oportunidades locais em conhecimento para o país, promovendo o turismo regional e movimentando a economia local. Estamos felizes em estar nessa parceria. Nossa visão é desenvolver a nossa terra e a nossa gente através da comunicação”, salienta.