A Secretaria Municipal de Urbanismo recebeu formalmente na manhã de quarta-feira (24) o projeto executivo completo para melhoramentos da avenida Atílio Fontana, iniciando no Parque São João e finalizando em Alexandra. A cerimônia para entrega ocorreu na sala de reuniões do Palácio São José, sede administrativa da Prefeitura de Paranaguá.
A obra incluiria revitalização do trecho já existente e asfaltamento do trecho conhecido como Estrada Velha de Alexandra, onde está localizado no Plano Diretor o Distrito Industrial da cidade.
A obra será uma via secundária importante ligando ao porto de Paranaguá e sua estrutura de retaguarda. São 9 quilômetros de pavimentação em concreto, construção de 2 viadutos paralelos aos dois já existentes (com altura de 6 metros e não os 4 já existentes), 2 pontes também paralelas às já existentes (sobre os rios Emboguaçu e Ribeirão), além de instalação de ciclovia em todo o trecho, estacionamento, sinalização e demais benfeitorias.
Também haverá uma atenção especial na continuação da avenida até chegar na BR-277, nas proximidades do Pátio de Triagem. O projeto prevê que as pontes e viadutos já existentes continuem sendo utilizados, mas somente para passeio de ciclistas e pedestres.
A contratação da empresa de engenharia para realizar o projeto foi feita pelo TCP, como medida compensatória prevista no Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) exigido pela legislação municipal por conta da expansão recente realizada no terminal.
O secretário municipal de Urbanismo, Koiti Cláudio Takiguti, foi quem recebeu formalmente o documento. “Fazer o projeto executivo foi uma exigência da lei como medida de compensação. Agora, a Prefeitura de Paranaguá vai tentar buscar os recursos necessários para executar a obra”, explicou o secretário.
O levantamento feito no projeto aponta que a obra toda teria custo de aproximadamente R$ 137 milhões, incluindo a execução, desapropriações necessárias, pavimentação, obras de arte (pontes e viadutos), paisagismo e demais necessidades que um projeto de tal envergadura tem.