Os insetos que estão se proliferando em madeiras de pinus entre outras de reflorestamento, são um grande incomodo para a sociedade pienense principalmente nas estações de calor. Os mosquitos já eram conhecido das instituições ambientais em plantas ornamentais e estufas de tabaco, porém, uma pesquisa que vem sendo realizado constatou que grande parte dos insetos estão se proliferando em madeiras de reflorestamento.

Esta semana o pesquisador Guilherme Schnell e Schuhli, da Embrapa, que lidera a pesquisa da proliferação destes insetos, através de custeio da própria Araúco do Brasil, esteve em reunião com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jozoel Lesniovski, e a Técnica em Meio Ambiente, Cristiane Abuda, para tratar de assuntos relacionados a proliferação dos insetos.

Guilherme apresentou um estudo que vem sendo concluído, onde não existem evidencias de que estes insetos venham causar algum maleficio a saúde humana. O pesquisador conta que este trabalho de pesquisa já vem sendo realizado desde junho do ano de 2013 em parceria com a Fundação Nacional de Controles de Pragas Florestais.

“Realizamos a coleta de alguns insetos e possibilitamos a proliferação desses mosquitos em cativeiros, para podermos entender mais sobre o desenvolvimento dos mesmos. Trata-se de um mosquito que nunca foi constatado até então em madeiras, porém, pudemos observar que este vem se desenvolvendo em baixo da casca, se alimentando da seiva”, explica.