A Petrobras vai destinar R$ 3 milhões para 11 projetos sociais no Paraná, contemplados pela Seleção Pública Comunidades do Programa Petrobras Socioambiental. As iniciativas são de sete cidades, cujas instituições desenvolvem suas atividades no entorno de unidades da companhia. O resultado da seleção pública regional foi divulgado no site www.petrobras.com.br/socioambiental nesta quinta-feira (6).

Cada instituição vai receber até R$ 300 mil para executar seu projeto no período de dois anos. As iniciativas seguem pelo menos uma das seguintes linhas de atuação: produção inclusiva e sustentável; biodiversidade e sociodiversidade; direitos da criança e do adolescente; florestas e clima; educação; água; ou esporte.

No Paraná, as iniciativas são de Araucária, Antônio Olinto, Campo Largo, Curitiba, São Mateus do Sul, São João do Triunfo e Paranaguá. A partir da divulgação do resultado, a Petrobras inicia uma nova etapa. “Solicitamos documentos complementares para contratação e repasse dos recursos, que vão possibilitar o desenvolvimento de ações socioambientais em regiões onde atuamos”, diz o gerente de Relacionamento Comunitário Regional São Paulo-Sul da Petrobras, Waldir Luiz Ramalho.

Entre 22 de abril e 4 de julho, a Petrobras recebeu 297 inscrições de projetos sociais, das quais 65 do Paraná. As demais foram de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os trabalhos passaram por triagem administrativa, avaliação técnica até a escolha final dos contemplados.

Os selecionados na Grande Curitiba:

Projeto: Agenda 21 do Cerne
Nome da instituição: Associação Miríade
Linha de atuação: Educação
Resumo: O objetivo é contribuir com o despertar e a formação de jovens para a conservação e valorização da região da Estrada do Cerne, em Campo Largo. A iniciativa inclui oficinas e reuniões temáticas sobre meio ambiente, saberes locais e geração de renda. Além disso, o projeto desenvolve a Agenda 21 nas comunidades de Bateias, São Silvestre e Três Córregos.
Município: Campo Largo

Projeto: Brinquedoteca em Ação
Nome da instituição: Ação Social do Paraná
Linha de atuação: Direitos da Criança e do Adolescente
Resumo: O objetivo é promover a garantia dos direitos da criança e do adolescente nos bairros de Tatuquara e Boqueirão, em Curitiba, promovendo um espaço de convivência e realização de atividades culturais.
Município: Curitiba

Projeto: Projeto Interação Jovem
Nome da instituição: Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino
Linha de atuação: Direitos da Criança e do Adolescente
Resumo: O projeto tem o objetivo de promover atividades culturais e educativas para crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social do bairro Tatuquara, em Curitiba.
Município: Curitiba

Projeto: Projeto Alvorecer
Nome da instituição: Gerar Geração de Emprego Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional
Linha de atuação: Direitos da Criança e do Adolescente
Resumo: O projeto visa promover ações de cidadania para crianças e adolescentes em situação de risco social do Jardim Alvorada, em Araucária.
Município: Araucária

Projeto: Letramento: Uma Prática Transformadora
Nome da instituição: Associação de Pais, Professores e Funcionários (APPF) da Escola Municipal Professora Azuréa Busquette Belnoski
Linha de atuação: Direitos da Criança e do Adolescente
Resumo: O objetivo é incentivar a leitura e promover o letramento na comunidade escolar e seu entorno por meio de atividades educativas como práticas de leitura, contação de histórias e apresentação de peças teatrais, além da melhoria do funcionamento da biblioteca da escola.
Município: Araucária

Projeto: Projeto Capoeira e Cidadania
Nome da instituição: Serviço Social da Indústria – Unidade Araucária
Linha de atuação: Esporte
Resumo: O projeto tem o objetivo de oferecer oficinas de capoeira e cidadania para crianças e adolescentes de colégios públicos do entorno da refinaria da Petrobras.
Município: Curitiba