Metropole

Piên busca novas oportunidades para agricultores

Redação Bem Paraná

A Prefeitura de Piên está viabilizando a compra de produtos agrícolas para incrementar a merenda escolar nas escolas municipais. Além disso, a Feira com os agricultores locais também é outra oportunidade para a geração de fonte de renda alternativa.

Tempos atrás, a maior parte das lavouras pienenses eram apenas cultivadas com tabaco. Durante anos essa cultura puxou a economia local gerando fonte de renda para muitos agricultores. Porém, nos dias atuais a realidade é outra. Percorrendo as várias comunidades rurais é possível observar a grande variedade de culturas, como soja, milho e tabaco. No entanto, na localidade de Picacinho, são os parreirais de uvas que estão rendendo “bons frutos”.

A uva cultivada em Piên é vendida para uma grande companhia processadora na cidade de Campo Largo, e depois distribuídas para todo o Brasil. Além de ter a compra garantida no final da safra, por parte da empresa, o produtor em Piên também vende uvas e suco engarrafados na porta de sua propriedade rural. 

De acordo com o Veterinário e Técnico Agrícola da Emater de Piên, Jair Zeferino, existem atualmente no município quatro parreirais nas comunidades de Campo Novo, Lageado e Picacinho. Ele destaca que a diversificação das lavouras é algo que pode trazer bons resultados para agricultores, como o cultivo de uvas, que serve como um bom exemplo. Ele ainda destaca que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, está viabilizando um projeto para incrementar a merenda escolar através da compra direta junto aos agricultores locais.