O município de Pinhais, sob a orientação do Ministério Público, elaborou o Plano de Contingência para auxiliar as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), durante a pandemia. O documento auxilia a implantação de ações e medidas para combater a entrada do novo Coronavírus nestes locais.
Um grupo de trabalho foi criado para elaborar monitorar e avaliar o Plano de Contingência. A equipe é formada por servidores das Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde, além de representantes das ILPIs e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). O trabalho em conjunto do grupo é produzir o documento que tem a proposta de combater, na sua proporção e alcance, a emergência da pandemia do Covid-19 e suavizar os seus efeitos.
O objetivo é manter os processos em continuidade do atendimento das ILPIS próximos da normalidade, orientando quais medidas devem ser tomadas imediatamente a confirmação de um caso na instituição e quais os cuidados precisam ser seguidos quanto à higiene, visitas e aglomerações, de acordo as recomendações das autoridades de saúde.
Para avaliar e monitorar as ações, na última quinta-feira (6), o grupo de trabalho promoveu uma reunião. O encontro resultou em importantes encaminhamentos para o enfrentamento da pandemia, priorizando as questões de proteção e preservação da vida humana, sobretudo dos idosos que se encontram em acolhimento. As reuniões acontecerão quinzenalmente para fazer constantemente a elaboração de cenários consistentes em virtude da atual situação da pandemia.
Para consultar o Plano de Contingência basta acessar o link (https://pinhais.atende.net/atende.php?rot=1&aca=119&ajax=t&processo=viewFile&ajaxPrevent=1597167802165&file=48DC991B7951B11EA655FADB23E41786808A8790&sistema=WPO&classe=UploadMidia). O material está disponível no site da Prefeitura. Basta acessar a aba Secretarias, depois clicar em Assistência Social, na sequência a opção Conselhos e clicar em Planos Municipais.
Pelos telefones do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e da Vigilância Sanitária é possível solicitar informações, orientações e fazer denúncias. Os telefones de contato são 3912-5219 e o 3912-5330.