A cervejaria Lobos é a mais nova integrante da Rota da Cerveja de Pinhais. A assinatura do termo de adesão aconteceu na própria cervejaria, que fica localizada na Rua Aruba, 69, no Centro.

Na ocasião, os irmãos e sócios da cervejaria, Wesley e Erik Ieger Dobrychtop, assinaram o documento e apresentaram a empresa para a prefeita Rosa Maria, que falou da importância dessa adesão da Lobos à Rota da Cerveja.

“Representa o fortalecimento da Rota Cerveja, como um produto artesanal, e um instrumento importante para o desenvolvimento econômico de nossa cidade. É um trabalho que está sendo fomentado em muitas mãos e a gente fica muito feliz quando um produto feito em Pinhais possui esses valores agregados. Isso faz com que a nossa cidade se torne cada vez mais referência em cerveja artesanal”, finaliza Rosa.

Já Wesley Dobrychtop, um dos donos do da cervejaria, conta um pouco do início do estabelecimento: “Comercialmente falando, a gente abriu a cervejaria Lobos em 2017, porém a gente não tinha uma estrutura física, a gente não tinha fábrica própria. Nós alugávamos a estrutura de outras cervejarias para produzir. Aqui em Pinhais, já produzimos na Way e na Sant Pauli”.

“A gente começou a fazer as cervejas em 2013, de forma caseira, só para nós mesmos. E o bar aqui, que a gente chama de brewpub, que é o modelo fábrica-bar, nós abrimos em novembro de 2022”, acrescenta Wesley, que ainda comentou a importância, para o estabelecimento, de ingressar na Rota da Cerveja Artesanal de Pinhais.

“Na verdade representa muita felicidade, porque aumenta bastante a visibilidade, e a gente pode transmitir a nossa personalidade, a forma que a gente vê o mundo da cerveja, para o nosso público. E como nossa família está em Pinhais desde 1971, é uma honra fazer isso com o pessoal que conhecemos desde criança e na cidade que a gente ama tanto”, completa Wesley.

Entre os diferenciais da Lobos, destaca-se a utilização de frutas brasileiras pouco conhecidas: “Temos a cerveja camu-camu, que é uma fruta lá da Amazônia, que acho que é primeira ou segunda fruta com mais vitamina C do mundo (20 vezes mais vitamina C que a acerola), e nossa Pina Sauer, que é uma cerveja com abacaxi e coco”, explica Wesley.

Apesar do carro-chefe ser a cerveja, inclusive com a comercialização da bebida para estados como São Paulo, Goiás e Amazonas, o estabelecimento também se destaca pelo torresmo de rolo, que ganhou a medalha de ouro do prêmio Bom Gourmet, da Gazeta do Povo.

Atualmente, a capacidade de produção da Lobos é de 3 mil litros de cerveja por mês, com planos de expansão para 5 mil litros até o fim do ano.

Rota da Cerveja

Além da nova integrante, Lobos, integram a Rota da Cerveja Artesanal de Pinhais as cervejarias Yellow Bird, Coice da Mula, Way Beer, Oner, Sant Pauli, Ovelha e Rubira.