
Prêmios, plantios e cuidados: Pinhais se consagra como cidade amiga das árvores. Pelo segundo ano consecutivo, Pinhais recebeu o Certificado de Cidade Amiga das Árvores.
A condecoração, criada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), foi entregue durante o maior evento de arborização da América Latina, realizado ao longo desta semana em São José dos Campos (SP).
Na ocasião, dois trabalhos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) foram premiados: uso de aplicativo no manejo arbóreo e o projeto de educação não formal realizado no Horto Municipal.
A lista das cidades contempladas pela iniciativa Tree Cities of the World, da FAO/ONU foi divulgada em março. A entrega dos certificados, referentes às ações de 2024, ocorreu nesta semana, no 27.º Congresso de Arborização Urbana, que reúne o encontro Ibero-americano e outras iniciativas relacionadas à temática.
Representaram a Semma a bióloga Natacha Sohn Hausner e os engenheiros florestais Ezequiel Zatoni Mocelin e Allan Rodrigo Nunho dos Reis.
Segundo a diretora do Departamento de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental, Juliana Zanetti, são avaliados quatro critérios: responsabilidade com as árvores urbanas; políticas de arborização urbana; avaliações de árvores e florestas; e celebração de conquistas.
“Para o Tree Cities avaliam se a gente tem equipe de arborização urbana, preservação de áreas naturais, a questão de conselhos municipais, se disponibiliza dinheiro para essas ações. Outros pontos são a política de arborização urbana, que temos garantido por lei de 2001; o plano de arborização e censo de árvores. Também são vistas as ações de educação ambiental e comemoração de datas e conquistas”, explica.
As condecorações reforçam o papel que a Prefeitura de Pinhais, por meio da Semma, realiza diariamente, para tornar o município referência em sustentabilidade. Na última quarta-feira (24), enquanto os representantes da secretaria participavam do Congresso, outra parte da equipe estava em campo, plantando árvores e recolhendo lixo no Parque Linear do Atuba.
Na ocasião foi feita uma ação referente ao Dia da Árvore (21 de setembro) e ao Dia Mundial da Limpeza (20 de setembro), a qual teve a presença da secretária municipal de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu.
Pinhais é reconhecida nacionalmente e internacionalmente como cidade sustentável: recentemente foi destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios e no Ranking de Cidades Sustentáveis, divulgado pela plataforma Bright Cities; e foi eleita por duas vezes a cidade mais sustentável pelo Prêmio Band Cidades Excelentes