Foram diplomados na última sexta-feira (18/08), os prefeitos e vice-prefeitos mirins eleitos pelo Projeto Eleitor do Futuro em eleições realizadas nas escolas municipais de Fazenda Rio Grande. O objetivo do projeto – realizado em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) – foi levar para dentro da escola as noções de cidadania e democracia.
Para Mary Ogawa, da EJE, foi uma grande satisfação ver o programa ser realizado no município, com uma participação maciça. “Os alunos levaram muito a sério e deram os primeiros passos para entender o que é uma eleição. A gente vê a cidadania acontecendo na prática”.
O secretário de Educação, Professor Ednelson Sobral, destacou o interesse e a participação de todos. “É um ato de fortalecimento da democracia”, comentou.
Durante o evento o aluno José Guilherme Lourenço proferiu juramento seguido dos jovens eleitos.
Nesta primeira edição, o mandato será até o final do ano, nas próximas eleições será de 18 meses. As próximas serão realizadas com alunos dos 4º anos.
Fernanda Oliveira, mãe de Nicolas Teixeira, acompanhou o filho na diplomação e disse estar muito feliz. Ela acreditava que ele poderia ser eleito, pois tem um perfil muito amigável. “Ele faz amizade muito fácil, estava muito empolgado com a eleição”.
Para Pietro Schumacher Dallagrana, prefeito da E.M. Nossa Senhora de Fátima, foi uma experiência muito boa. ”Gostei de participar da eleição e é uma sensação muito boa fazer a campanha”.
O prefeito Marco Marcondes participou da diplomação e elogiou a participação de todos alunos no processo eleitoral.
O processo seletivo seguiu todo o rito eleitoral com a utilização de urnas eleitorais e todo o apoio técnico necessário.
A eleição aconteceu dia 4 de julho nas escolas Marlene Barbosa, Nossa Senhora de Fátima, Santa Cecília, Joaquim Matsumoto, Guisela Rieke, Carlos Nichele, Maryle Ferri, Rubia Mara, Isabel Borges, São Francisco de Assis, Luiz Nichele, Valdineia dos Santos, Santa Maria e Francisco Quirino Machado.
Participaram também Fabiana Franco, do Fundeb; secretários, vereadores e público em geral.