Prefeitura apoia produtor rural com acompanhamento veterinário gratuito

Redação Bem Paraná

Por meio do Departamento Veterinário, a Prefeitura de Araucária oferece atendimento clínico a animais de grande porte de produtores rurais. Além do bem-estar animal, o serviço favorece a produtividade no campo. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira para produtores rurais inscritos em programas da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG).

Segundo o Departamento Veterinário, em 2017 (dados de março a dezembro), foram realizados 221 atendimentos; a grande maioria (157) voltado a bovinos, mas o total também inclui equinos, ovinos e caprinos. O departamento registrou em 2017 (março a dezembro) 182 vacinas contra brucelose fornecidas e aplicadas por ele em 113 propriedades. A equipe da SMAG também faz o controle referente à vacinação contra febre aftosa (4.527 doses) ocorrida em 502 propriedades do município.

 

 

A produtora Regina Lech conta que já utilizou o apoio dos técnicos do Departamento de Veterinária 3 ou 4 vezes somente em 2018. Na propriedade da região do Formigueiro, a família de Regina cria porcos e gado. Ela conta que a equipe da SMAG atende, diagnostica, medica e acompanha os casos que precisam de cuidados. “Sempre que pedimos fomos muito bem atendidos”, comentou.

Para todos – De acordo com a SMAG, qualquer produtor rural de Araucária pode receber a visita dos técnicos na propriedade para atendimento aos animais e outras orientações. Basta entrar em contato com a secretaria pelo telefone (41) 3614-7530. Em boa parte dos casos o atendimento ocorre no mesmo dia da solicitação. O atendimento realizado pelos profissionais do Departamento Veterinário é gratuito, mas o produtor precisa, em um momento posterior, ressarcir medicamentos ou insumos utilizados para que a equipe possa continuar realizando outros atendimentos. São atendidos animais comuns ao meio rural: porcos, cavalos, bois, frangos e outras aves, são alguns exemplos. Cães e gatos não estão incluídos nesta relação.

Outro importante serviço realizado pela Prefeitura é a inseminação artificial; serviço gratuito e voltado para vacas leiteiras cadastradas no programa. De janeiro a dezembro de 2017 foram 316 procedimentos no município. As fêmeas atendidas já possuem histórico de atendimento da SMAG e um relatório com dados de exames que comprovam a boa saúde. O produtor rural faz a solicitação do serviço quando percebe que a vaca está no cio. A Prefeitura dispõe de um técnico para a realização do procedimento e também fornece gratuitamente o sêmen utilizado.