Desde o ano passado, a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (SMGP), vem aperfeiçoando o sistema de crédito consignado para seus servidores. Com isso, hoje os servidores da Prefeitura podem escolher entre as instituições bancárias conveniadas, de acordo com sua preferência. A novidade é um limite exclusivo para cartão de crédito que entra em vigor agora em novembro.

O limite de desconto previsto em folha de pagamento agora aumentou de 30% para 40%. São os 30% referentes a empréstimos e demais descontos com mais 10% exclusivos para cartão de crédito. O cartão não possui anuidade nem taxa de adesão; não há consulta sobre restrição de crédito e os juros são menores que os praticados no mercado. O servidor receberá a fatura mensalmente e, se ela não for paga, será automaticamente descontada em folha (desconto do valor mínimo).

Antes, a adesão de empréstimo consignado estava vinculada à adesão do servidor à associação dos servidores do município (mediante mensalidade). A SMGP acabou com essa prática por entender que todos os servidores devem ter oportunidade de terem esse benefício sem precisar fazer parte de qualquer associação. Outra mudança importante diz respeito à transparência de todo o processo já que o servidor agora pode acompanhar, pela internet, passo a passo os trâmites que antes eram feitos de forma manual.

Importante destacar que a adesão ao cartão de crédito oferecido pela Prefeitura não interfere no uso de outros cartões que o servidor possui e também não interfere no empréstimo consignado. O benefício é destinado apenas a servidores efetivos.