A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, e o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac), começaram a estudar uma forma de realizar o restauro da Casa Ghernieri, imóvel tombado em 1997 de propriedade de Olímpio Ghernieri, que corre risco de demolição. Na última segunda-feira (24), o secretário municipal de Urbanismo, Marcelo Ferraz Cesar, e o presidente do Compac, Antonio Francisco Bobrowec, estiveram reunidos com o proprietário do imóvel para ver a possibilidade de adquirir a casa e fazer a realocação do imóvel em outro terreno e, como compensação ao doador, de liberar o uso do terreno original.

“A Casa Ghernieri é constituída de madeira e tem características arquitetônicas únicas, como os lambrequins na cumeeira e, alguns deles, de cerâmica. É de valor histórico e cultural para o Município por ser uma casa, a exemplo de tantas outras que já não existem mais, que remete ao gênio criativo de construção dos imigrantes europeus que vieram morar em São José dos Pinhais. Uma alternativa viável, que estamos analisando com a Secretaria de Urbanismo, é a sua realocação para outro terreno por meio da doação da casa, pelo proprietário. Em contrapartida, estuda-se legalmente a possibilidade de liberar e desimpedir o proprietário do terreno original de dar outro destino ao local, como vender ou fazer outra construção”, disse Bobrowec.

A Casa Ghernieri é um imóvel do final do século XIX, de propriedade original do então Coronel Sampaio, passando aos cuidados da família Ghernieri. Ela se localiza na esquina das ruas Izabel A. Redentora com a Sete de Setembro, no centro de São José dos Pinhais.