A Prefeitura de São José dos Pinhais tem mais de 7 mil servidores efetivos em diferentes áreas. No sábado (20), foi celebrado o Dia do Funcionário Municipal, uma data dedicada a reconhecer o trabalho e a trajetória de quem diariamente contribui para o funcionamento da cidade.
Atualmente, a Prefeitura de São José dos Pinhais possui 7.487 servidores efetivados. Do total, a maioria é composta por professores (2.948), mas a equipe também conta com advogados, contadores, enfermeiros, engenheiros, médicos, entre outros profissionais — inclusive agentes administrativos, que representam 661 do total.
Entre essas funções, esses servidores exercem o papel essencial de dar suporte a diferentes áreas da administração pública. São responsáveis por organizar documentos e processos, elaborar relatórios, atender o público, controlar contratos e estoques, auxiliar em processos licitatórios e até mesmo apoiar setores ligados à área educacional, como matrículas e registros escolares.
O secretário de Administração e Recursos Humanos, Luiz Keppen, destaca que são profissionais que asseguram a eficiência e a continuidade das rotinas administrativas que mantêm a cidade em funcionamento.
“São José dos Pinhais só funciona porque temos servidores comprometidos em todas as áreas, desde o atendimento direto à população até a organização administrativa. Cada servidor representa uma parte essencial do serviço público e merece o nosso reconhecimento”, afirma o secretário.
A data também é uma oportunidade para relembrar trajetórias e histórias de vida de quem se dedicou ao serviço público por décadas.
É o caso de Pedro Carlos Padilha, concursado como agente administrativo há 38 anos, e que atualmente trabalha na Divisão de Avaliação da Saúde do Servidor do Departamento de Recursos Humanos. Ele conta que entrou na Prefeitura aos 19 anos sem ter muita clareza de seus objetivos, mas que ao longo do tempo a motivação passou a ser contribuir com a cidade e com os colegas de trabalho.
“Com o passar do tempo, meu principal incentivo foi contribuir de alguma forma com nossa cidade e com nossos servidores, pois a maior parte da minha carreira sempre foi na área de RH. Fico grato em poder colaborar com o bem-estar físico e psicológico dos colegas, para que eles possam desenvolver um trabalho de excelência em suas áreas”, afirma Pedro.
Outro agente administrativo é Luis Gustavo Garcia Silva, concursado há 12 anos, e atualmente lotado na Secretaria Municipal de Finanças. Ele destacou que buscou a Prefeitura pela proximidade de casa e pela estabilidade, mas que com o tempo passou a enxergar a importância do serviço público para o desenvolvimento da cidade.
“Meu trabalho é analisar as consultas de viabilidade empresariais que chegam ao município, de acordo com a lei de utilização do solo. São José dos Pinhais é referência na agilidade da abertura de empresas e me orgulho de ter feito parte de conquistas como a integração com a Receita Federal, que transformou esse processo e tornou o município modelo no país”, compartilha o servidor.
Ao contratar profissionais de diferentes áreas, a Prefeitura mostra que o serviço público é resultado de um trabalho coletivo, feito nos bastidores e também na linha de frente. É nesse cotidiano que os servidores transformam rotinas administrativas em resultados concretos para a cidade.