Neste momento de pandemia causada com o surgimento do novo Coronavírus (Covid-19) que alterou o funcionamento dos serviços destinados principalmente à população, o transporte coletivo das cidades também foi bastante afetado.

Em São José dos Pinhais, na manhã da última segunda-feira (8/junho), representantes das empresas que prestam o serviço de transporte público no município estiveram reunidos com o prefeito Toninho Fenelon, com o procurador geral do município – Áriston Ghidin – e com os secretários municipais Luis Afonso Ferreira – Transporte e Trânsito (Semuttran) – Irapuã Cortes Santos – Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab) – e Auro Luis Ferreira de Paula – Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) – para discutir, analisar, além de buscar soluções conjuntas com objetivo de criar medidas e alternativas que melhor atendam à população e as empresas durante e também no período pós-pandemia Covid-19.

O déficit do transporte coletivo é um dos efeitos colaterais da quarentena e do isolamento social que estados e municípios tiveram que adotar para combater a transmissão da doença e ao mesmo tempo não sobrecarregar os serviços públicos de Saúde.

“Os impactos econômicos gerados pela crise desencadeada pelo novo Coronavírus (Covid-19) afetaram todos os setores empresariais da cidade e com a arrecadação do município não será diferente”, frisou o prefeito Toninho. Serviços públicos municipais também foram bastante afetados pela pandemia, mas, segundo Toninho, “a Administração Pública trabalha em prol da população que necessita, ainda mais agora, de um serviço de qualidade. Com entendimento entre Poder Público e iniciativa privada poderemos criar alternativas e medidas que atendam a todos cada vez mais com efetividade”, comentou o prefeito.

O diretor da Semuttran – Fabrício Tambolo – e o presidente da Câmara Municipal (CMSJP) – Assis Manoel Pereira – também participaram da reunião realizada na Sala de Atos do Gabinete do prefeito Toninho.

De acordo com as empresas do transporte coletivo de São José dos Pinhais – Auto Viação São José e Auto Viação Sanjotur – a compensação tarifária feita através do consórcio VEM está dentro da normalidade e sendo realizada por ambas de maneira satisfatória. Atualmente, segundo as empresas, 75% da frota de veículos opera as linhas de transporte na cidade.