Prefeitura e SEMA debatem sobre ações de meio ambiente em Araucária

Redação Bem Paraná

O prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini, e secretários municipais receberam na tarde de quarta-feira (18) o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio Carlos Bonetti e comitiva para debater assuntos importantes para Araucária na área ambiental. Entre os assuntos em pauta estiveram o licenciamento ambiental descentralizado e a gestão do Parque Estadual Prof. José Wachovicz.

Araucária está em vias de concluir o processo de descentralização do licenciamento ambiental que atualmente é realizado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Com a medida, o licenciamento de empreendimentos de pequeno porte poderá ser realizado todo diretamente na cidade, na Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), trâmite que até então era realizado na sede do IAP, em Curitiba.

Além da facilidade logística ofertada pela medida, o processo deverá ser agilizado, já que mais funcionários ficarão encarregados especificamente do licenciamento na cidade. Outro benefício é que as taxas recolhidas no trâmite serão destinadas para o Fundo Municipal de Meio Ambiente do município.

 

 

Parque – Outro destaque na conversa entre os representantes da Prefeitura e do Estado foi sobre o impasse para a desapropriação da área onde está o Parque Estadual Prof. José Wachovicz, no Rio Abaixinho. De acordo com representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente o recurso financeiro disponível está disponível no IAP e há detalhes que precisam ser definidos para que a desapropriação ocorra efetivamente. O secretário municipal de Meio Ambiente Vitor Emanuel da Silva Cantador declarou que a busca pela solução desse impasse é uma das prioridades da pasta.

O Parque Estadual Prof. José Wachovicz tem cerca de 120 hectares de área e foi criado em 2002 com o intuito de preservação e conservação da Araucaria Angustifolia (Pinheiro-do-Paraná), bem como de ambientes fluviais ligados ao Rio Iguaçu, proporcionando a proteção integral da diversidade biológica. A Unidade de Conservação abriga um dos mais importantes remanescentes originais da Floresta de Araucária da Região Metropolitana de Curitiba e conta com exemplares de araucária centenárias.

Ao final do encontro, o secretário Antônio Carlos Bonetti afirmou que marcará uma reunião em breve e convidou o prefeito Hissam e outros representantes da administração municipal para debater com o IAP, em Curitiba, saídas para resolver os impasses que se apresentam.