Desde a segunda-feira (04/05), a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Campo Largo trabalha com as famílias através do envio de atividades escolares para que os estudantes possam concluir o ano letivo sem prejuízo.
Em decorrência da pandemia do COVID-19, o município estabeleceu no Decreto Municipal Nº 129/2020, e através de outros instrumentos legais e normativos para o enfrentamento da emergência de saúde pública, o ensino não presencial, visto à suspensão das atividades escolares presenciais.
Considerando as últimas determinações da Secretaria de Saúde e legislações pertinentes à Educação Escolar, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura informa que as novas diretrizes se aplicam aos estudantes das escolas municipais e CMEIs, ressaltando que não há previsão de quando as aulas presenciais serão retomadas.
Para dar continuidade e validar o ano letivo de 2020, durante a crise causada pelo coronavírus, são realizadas atividades não presenciais que consistem em dinâmicas de interação/vivências e outras atividades propostas pelas entidades educacionais onde os alunos têm acesso aos conteúdos por meio das ferramentas tecnológicas. As mesmas respeitam a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular do Paraná, bem como a Proposta Pedagógica do município de Campo Largo.
RECURSOS – As atividades de estudos escolares não presenciais poderão fazer uso dos recursos: orientações impressas, estudos dirigidos, quizzes, correio eletrônico, redes sociais, chats, fóruns, diário eletrônico, videoaulas, audiochamadas, videochamadas e outras assemelhadas, garantindo a autonomia das unidades da Rede Municipal de Ensino.
O regime especial das atividades escolares na forma de aulas não presenciais também contempla atendimento educacional especializado aos estudantes da Educação Especial.
ATIVIDADES – Consistem em sugestões de dinâmicas de interação e vivências com o objetivo de fortalecer os vínculos afetivos e sociais na relação família/escola. As atividades são elaboradas pelo professor, acompanhadas da supervisão da equipe pedagógica, mediadas sempre por um adulto (em casa).
CALENDÁRIO ESCOLAR – Fica garantido o percentual mínimo de 60% de aula presencial na Educação Infantil, que será viabilizado por meio de uma reorganização do Calendário Escolar assim que forem retomadas as atividades presenciais.
INSTITUIÇÕES DE ENSINO – Cada escola elaborou um Plano de Ação onde constam as etapas da produção, da execução, os conteúdos (objetivos de aprendizagem) a serem explorados, com definição da carga horária equivalente de trabalho, bem como registro da aprendizagem e acompanhamento das ações que são oferecidas aos estudantes.
As instituições de ensino também ofertam às famílias receberem orientações de estudo e as atividades da forma impressa, assim como os meios (lápis, cadernos, livros didáticos e outros) necessários à execução das mesmas. Cada escola tem seu cronograma definido.
ENSINO COMPLEMENTAR – Os estudos escolares são indicados através de videoaulas da TV aberta, disponibilizados em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e com a Secretaria Municipal de Curitiba, aos estudantes da pré-escola, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA, Fase 1.
A secretária de Educação, Esporte e Cultura de Campo Largo, Dorotéa Stoco, ressalta que o atendimento é disponível a todos os estudantes, de forma integral, através do planejamento e cronograma de cada escola municipal; ela reforça às famílias que optarem por receber materiais impressos, que as mesmas entrem em contato com a escola de seu filho (a) e agendem um horário para a retirada do material, evitando aglomeração de pessoas e seguindo à risca as medidas de prevenção contra o coronavírus.
RECESSO ESCOLAR – O período de 18/03/2020 a 31/03/2020 será considerado como antecipação do recesso escolar do mês de julho/2020.
DEMAIS PROFISSIONAIS DAS ESCOLAS -Merendeiras, serviços gerais, secretário escolar e administrativo que não se enquadram nas situações de risco, cumprem horário de trabalho nas escolas e CMEIs em forma de revezamento, conforme cronograma organizado pela direção das escolas.
Os profissionais técnicos que atuam nos Centros de Atendimento Especializado retomaram os atendimentos nesta segunda-feira (04/05), repeitando todas as medidas sanitárias.
A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura , juntamente com os gestores das escolas e CMEIs não medirão esforços para atingir os objetivos da aprendizagem, neste momento excepcional provocado pela pandemia do COVID-19.