A Prefeitura de Rio Branco do Sul, por iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura (SMELC), iniciou o procedimento de tombamento do Forno de Cal na entrada do município como Patrimônio Cultural Rio-branquense – um bem histórico importante-, que resgata a identidade cultural e a vocação econômica da cidade.
Os trâmites para esse tombamento serão apresentados para votação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural – COMPAC em sessão aberta, em data a ser divulgada brevemente.
O COMPAC é o órgão responsável por zelar pelo Patrimônio Cultural do município, por meio de estudo das Leis de proteção e conservação e é regulamentado pelo seu Regimento Interno, pelas Leis nº 609/2003 e 1239/2021.
Até o presente momento o município possui apenas um bem histórico tombado pelo COMPAC, trata-se do prédio do Museu Histórico Municipal de Rio branco do Sul, que no passado abrigou a primeira sede da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores e do Fórum da Comarca.
Outros bens de valor histórico cultural estão sendo analisados pelo COMPAC, visando à preservação da história do município.