Desde a manhã desta segunda-feira (18/05), a equipe do Deptran realiza uma operação Fiscalização e Prevenção à Covid-19 nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal devido à segunda parcela do auxílio emergencial do Governo Federal que tem a data de hoje para iniciar o pagamento aos beneficiados.

A orientação vem de encontro às medidas restritivas e preventivas para o enfrentamento da pandemia do coronavírus, como não permitir aglomeração de pessoas em um único ambiente, utilizar/disponibilizar álcool gel 70% e manter uma distância mínima de 1,5 metro entre cada cidadão. Neste momento as filas existirão, mas de maneira organizada e seguindo à risca os protocolos de saúde exigidos pela Secretaria de Saúde do município.

NORMATIVAS – Desde o início do mês de março, o prefeito Marcelo Puppi, junto ao Comitê de Prevenção ao COVID-19 de Campo Largo, organizou e estabeleceu vários protocolos para combater a transmissão do COVID-19 em larga escala. Dentre eles, a instituição de fiscais do COVID-19 onde todos os agentes públicos – desde o efetivo da Guarda Municipal, agentes fiscais ambientais, da Ordem Pública, do Departamento de Atendimento ao Cidadão Municipal, do Deptran – têm a autonomia de fiscalizar, organizar e exigir que a população cumpra o distanciamento necessário (quando precisar sair de casa para realização de necessidades emergenciais), sempre acompanhada do uso correto da máscara de proteção respiratória e, o comércio – neste caso as agências bancárias – disponibilizarem álcool 70% e cumprir a autorização para medião da temperatura de cada cidadão que adentrar nos recintos.

O secretário de Ordem Pública de Campo Largo, Samir Moussa, ressalta que a colaboração da sociedade é fundamental neste momento para que o município não sofra maiores consequências – como o exacerbado contágio do novo coronavírus e o travamento dos atendimentos nas instituições de saúde locais.

AÇÕES CONTRA O COVID-19 – A Prefeitura também viabilizou a produção de cavaletes com atenção às áreas de maior risco de contaminação, informando o cidadão que precisa sair de casa para ter cuidado redobrado, conscientizando-os que a ação individual resulta em salvar vidas de muitos.