O Procon Campo Largo realiza, nos dias que antecedem as liquidações da Black Friday (24/11), uma pesquisa de preços e fiscalização no comércio da cidade. O objetivo da ação do Órgão de Defesa do Consumidor é garantir que, na próxima sexta-feira, haja o efetivo desconto divulgado nas propagandas.
A diretora do Procon do município, Priscila Bassani, orienta o consumidor a também realizar uma pesquisa sobre o produto, avaliando qualidade e os preços divulgados, as formas de pagamento e a existência de juros e taxas. “O mais importante é a análise prévia do consumo consciente, verificar se realmente precisa do produto, evitando comprar por impulso”, destaca a diretora.
O Procon de Campo Largo está distribuindo um material informativo nas lojas para informar e evitar conflitos nas relações comerciais que se intensificam nesta época do ano, pelas grandes campanhas de promoções e descontos da Black Friday e estará nas ruas no dia 24 de novembro.
Confira as dicas do Procon para aproveitar e economizar na Black Friday:
- Pesquisar antes de comprar: aplicativos e sites fazem a comparação e alguns permitem o cadastramento para acompanhar a variação do preço. Se a compra é física, compare preços em duas ou mais lojas diferentes.
- Evite o endividamento: não compre por impulso e evite parcelar em muitas vezes a compra adquirida. Confira juros e taxas e faça um cálculo final do preço que será pago pelo produto.
- Sites confiáveis: Os sites de compras mais seguros possuem um “cadeado” e endereço eletrônico HTTP, pois as informações são criptografadas, o que dificulta o acesso a dados pessoais.
O consumidor deve evitar clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta na página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.
- Vitrines: Produtos expostos na vitrine obrigatoriamente devem ter o preço à vista. Quando a prazo, devem mostrar o valor total, número de parcelas, taxas e juros ao mês.
- Cancelamento: De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor terá sete dias para “se arrepender” e pedir o cancelamento da compra (o prazo se nicia a partir do recebimento da compra).
- Trocas: Para compra em lojas físicas, a troca não é obrigatória, ela é praticada de acordo com a política de cada loja. Antes de comprar, verifique se o produto poderá ser trocado.
- Frete: Fique atento ao valor do frete para compras virtuais. Às vezes o frete cobrado pode ser mais caro do que o próprio produto.
Se alguma irregularidade ou propaganda enganosa for verificada, o consumidor deve procurar o Procon Campo Largo.