Procon Campo Largo orienta sobre consumo consciente no fim de ano

Redação Bem Paraná

É chegada a época mais esperada do ano, o Natal, que também é o período de maior consumo, fomentando a economia de todo país. Contudo, alguns problemas entre consumidores e fornecedores podem surgir e o Procon de Campo Largo vem orientar e informar detalhadamente a população sobre os direitos e deveres das relações de consumo.

De acordo com a diretora do órgão, Sara Fracaro, os consumidores devem sempre, ao adquirir um produto ou serviço, exigir a nota fiscal para futura troca, garantia ou eventual reclamação. “É importante que o consumidor faça uma pesquisa prévia e que adquira os produtos com antecedência, pois a grande procura gera significativa diferença de preços de um mesmo produto em diferentes estabelecimentos”, diz.

A equipe do órgão explica que é necessário verificar informações como preço, número de parcelas, juros e encargos adicionais. “Os estabelecimentos comerciais precisam deixar claro aos consumidores todas as formas de pagamento aceitas pela loja, pois os mesmos necessitam saber dessas informações antes de se decidir pela compra”, ressalta a assessora do Procon, Lilian Samanta Silva.

Os lojistas têm a obrigação de vender produtos sem defeitos, como por exemplo os enfeites natalinos, as luzes para enfeitar as árvores, as embalagens – sempre devem vir acompanhados da nota fiscal. Este documento garantirá a troca ou reposição do bem adquirido, quando necessário. Importante ressaltar que o consumidor deve requerer o teste de produtos ainda no estabelecimento comercial, no intuito de adquirir um produto que aparentemente não apresente vício. O primeiro passo que o consumidor deve seguir quando comprou ou ganhou algum produto com defeito, é procurar o estabelecimento comercial a fim de obter maiores informações.