O Procon de Quatro Barras tem recebido nas últimas semanas denúncias e reclamações quanto a possíveis práticas abusivas de prestadores de serviço e fornecedores do município. Segundo as reivindicações, os preços cobrados sobre variados produtos não condizem com o que era anteriormente recolhido.
A prática se dá em meio à crise pandêmica do novo Coronavírus (Covid-19). O órgão quatro-barrense enxerga a elevação de preços como prática abusiva aos consumidores. Com isso, expediu na manhã da quarta-feira (25) um ofício aos fornecedores e prestadores do município, principalmente às redes de supermercados da região.
O Código de Defesa do Consumidor prevê em seu artigo 39, inciso X, que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços aumentar os valores cobrados sem justa causa. As principais reclamações, segundo informações do Procon municipal, recaíam sobre os preços de produtos alimentícios e de higienização, como álcool.
Em caso de dúvidas, necessidade de esclarecimentos quanto aos seus direitos e denúncias contra práticas abusivas, encaminhe seu pedido à plataforma www.consumidor.gov.br. Para mais informações, contate o Procon de Quatro Barras: (41) 3671-8800, ramal 8805.
Procon de Quatro Barras
O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) é o principal órgão de defesa e garantia dos direitos à segurança, informação e escolha dos consumidores. Possui hoje unidades em 65 municípios do Paraná, além de seu departamento estadual situado em Curitiba.
Quatro Barras é uma das cidades a contar com Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor. Visto como alternativa ao atendimento da capital paranaense, o posto quatro-barrense atende pessoas do município e de cidades da região sem unidades do órgão.