O Procon de São José dos Pinhais (Procon-SJP), em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo (Semu) emitiu uma notificação às empresas que trabalham com fiação nas ruas da cidade. A ação tem como objetivo combater o crescente problema do abandono de fios pelas empresas, causando transtornos nas calçadas e vias da cidade.

Segundo o superintendente do Procon-SJP, Jaiderson Rivarola, a medida foi tomada em resposta às inúmeras reclamações de consumidores, indicando que as empresas têm retirado fios e deixado os mesmos de forma desordenada nas ruas, prejudicando a mobilidade urbana e representando riscos à segurança.

“A notificação estabelece um prazo de 10 dias para que as empresas apresentem relatórios detalhados sobre as ações de alinhamento da fiação e a retirada dos cabos, indicando os bairros impactados”, informa Jaiderson.

A determinação também exige que as empresas informem o destino dado aos cabos retirados, atendendo às preocupações dos consumidores de que esses materiais têm sido descartados de forma inadequada, sem o devido cuidado ambiental. A obrigatoriedade de relatar as ações realizadas visa garantir a transparência e responsabilidade das empresas envolvidas.

O Procon-SJP informa ainda que caso as empresas não cumpram as determinações, estarão sujeitas a multas aplicadas tanto pelo Procon e pela Semu.

“Além disso, as empresas poderão ser responsabilizadas pelos danos causados aos consumidores, reforçando a importância de atender às exigências para garantir a segurança e bem-estar da comunidade de São José dos Pinhais”, enfatiza Rivarola.