O Programa de Criança de Araucária, apoiado pela Petrobras, formou a sua primeira turma neste mês. As 68 crianças superaram as expectativas nas avaliações elaboradas pela equipe pedagógica do projeto, que oferece atividades recreativas, educativas, culturais e esportivas no contraturno escolar a crianças de 5 a 13 anos de idade, alunos de escolas públicas localizadas nas redondezas da Refinaria Presidente Getulio Vargas (Repar).
Iniciado em 2010, o projeto é realizado nas instalações do Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe Araucária) na Repar. Ao todo, o Programa de Criança atende a 374 crianças de cinco escolas municipais de Araucária e Curitiba (do Tatuquara, bairro próximo à Repar). É fruto de uma parceria entre Petrobras, Cepe, Sesi-PR, além das secretarias municipais de Educação das duas cidades.
Cada participante recebe acompanhamento permanente de assistentes sociais para a avaliação dos resultados do trabalho e seu impacto no desenvolvimento, além de aspectos como convivência familiar. O projeto tem interfaces com conselhos tutelares e redes de proteção para violência contra crianças e adolescentes vinculados às escolas parceiras do programa.
“As 68 crianças que participaram desta formatura mostraram avanços consideráveis e consistentes em 22 itens das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Esporte, Recreação e Lazer e Convívio Social, segundo avaliação feita pelos professores”, explica Enéias Germano Pereira, coordenador administrativo do Programa de Criança e assistente social do Sesi-PR, instituição responsável por operacionalizar o trabalho.
Na avaliação de “Leitura fluente de textos”, 83% das 68 crianças tiveram bom desempenho, e os 17% restantes conseguiram atingir parcialmente o esperado. Na competência “Realizar cálculos com as quatro operações”, todas as 68 crianças alcançaram os resultados esperados.