Programa aproxima pequenos negócios de grandes empresas em Fazenda Rio Grande

Editado por Mario Akira com Sebrae
conecta industria frg

Primeira edição do Conecta+ Indústria foi realizada em maio deste ano, em Araucária (Foto: Divulgação)

O programa Conecta+ Indústria, iniciativa do Sebrae/PR, chega a Fazenda Rio Grande na semana que vem. O programa para apoiar pequenas indústrias no diálogo com médias e grandes empresas, estará na cidade a partir do dia 13 de agosto.

O programa vai promover uma rodada de negócios para os micro e pequenos negócios da cidade da região metropolitana de Curitiba (RMC), após passar por cidades como Araucária e Colombo. As empresas interessadas podem obter maiores informações pelo número (41) 99185-2647.

O programa tem como objetivo ajudar pequenos fornecedores a construir um relacionamento com empresas de maior porte do setor industrial da RMC, que precisam realizar compras para o seu funcionamento diário.

Nos dias 13 e 14 de agosto, os participantes terão dois workshops, que irão abordar temas como elaboração de proposta comercial e pitch de vendas. No dia 20, as empresas participam de uma rodada de negócios, na qual estabelecem contatos iniciais com compradores. Por fim, nos dias 3 e 4 de setembro, os fornecedores terão uma etapa de mentoria.

Augusto Machado, consultor do Sebrae/PR, pontua que as experiências em cidades pelas quais o Conecta+ Indústria reforçam o potencial que os fornecedores da Fazenda Rio Grande possuem de concretizar bons acordos com grandes nomes da indústria na RMC.

“Fazenda Rio Grande é, hoje, um dos municípios com maior crescimento econômico do Paraná. Com isso, a procura por fornecedores na cidade é uma grande alternativa para grandes empresas, pois mobiliza pequenos negócios e diminui custos logísticos. O programa, nesse ponto, contribui para qualificar esses negócios e incentivá-los a uma abertura maior de mercado, em que eles cresçam e diversifiquem suas ofertas de produtos e serviços para cada vez mais clientes”, afirma Machado.

Resultados

Os resultados do Conecta+ Indústria começam a aparecer para algumas empresas. A Usinagem JK, que há 11 anos atua como fornecedora de peças para a indústria, participou da rodada de negócios do programa em Araucária, no dia 28 de maio. Após uma série de negociações, a empresa recentemente recebeu o seu primeiro pedido de compra da Petrobras. Segundo Danielly Kizyzanoski, gerente administrativa do negócio, o programa teve um papel fundamental para a concretização do negócio.

“Na rodada em Araucária, conheci os compradores da empresa e fiquei sabendo do processo de compras diretas, no qual passamos nosso contato e estamos recebendo o primeiro pedido. Para mim, o Conecta+ Indústria ajudou a entender um pouco das dinâmicas de compra de uma grande empresa, especialmente porque as propostas passam por diversos setores e a concorrência, no caso da Petrobras, é com fornecedores de todo o País”, pontua Danielly.

Após a realização da inscrição, a equipe do Sebrae/PR irá entrar em contato com cada participante, para esclarecer dúvidas e orientar a respeito dos próximos passos do programa. O investimento total para as empresas durante a jornada é de R$1.250,00, com possibilidade de parcelamento.