A inclusão das pessoas com deficiência é um tema recorrente especialmente na atualidade. Pinhais tem pensado e realizado projetos neste sentido, e um mais recente é direcionado aos deficientes auditivos. As iniciativas são resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e o Colégio Estadual Amyntas de Barros, as quais abrangem um público com idade entre 11 e 18 anos. 

A partir de agora, o Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann receberá 26 alunos do Colégio Estadual Amyntas de Barros, que integram um projeto de inclusão. Primeiramente a biblioteca será o ponto de encontro e de aprendizado para adolescentes e jovens que se reunirão para ler. “Eles mesmos escolhem os livros e passam um tempo se dedicando à leitura”, explica a interprete que os acompanha, Elisangela Coelho Rocha.

Segundo Elisangela além do incentivo a leitura existe o contato com a língua portuguesa, contribuindo para uma melhor compreensão do segundo idioma dos alunos, depois da linguagem de sinais. “Esse contato com os livros influi positivamente na dia a dia, principalmente no ambiente escolar, uma vez que eles só usam a Libras para se comunicar”, explica a interprete.

O projeto, que em um primeiro momento ocorrerá a cada 15 dias, é apenas um dos que estão por vir, como explica o coordenador de Paradesporto no município, João Carlos Silveira Caldas. “Além da leitura, teremos o cinema legendado, coral de luvas e atividades esportivas e de lazer para estes e outros jovens”, conta.