A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Campo Largo apresentou ao prefeito Marcelo Puppi e lideranças públicas o início do projeto do Parque do Passaúna, a ser viabilizado a partir do mês de julho do corrente ano. O secretário da Pasta, Eduardo Fernandes, apresentou esboço arquitetônico situando a Administração sobre as possibilidades de instalações de lazer que contemplarão o Parque Linear do Passaúna.

Em parceria com a Sanepar, o Parque abrigará o portal de abertura à cidade de Campo Largo, valorizando a região da Ferraria, fomentando o turismo, a conservação ambiental e a economia da localidade. A intenção de revitalizar áreas verdes de lazer seguras é focada no resgate cultural, social e educativo – com a criação de espaços/painéis que contarão a história da colonização do município. Puppi destacou um pedido especial às técnicas Adriana Greca Carneiro – arquiteta, Antonia Dias – assistente social e Ariane Fior – administrativo, operadoras do projeto: a conservação de um antigo casarão próximo ao Parque, para contemplar uma sede administrativa e de visitação aos futuros turistas.

 

Ajustes ainda serão definidos, bem como as readequações necessárias para instalação de uma sede à Segurança do Parque, a construção de um estacionamento, ciclovia, parque infantil, espaços para confraternização, leitura e conversa, deck com vista ao Rio Passaúna, incentivando a pesca, passeios de caiaques e, especialmente, a prática de esportes náuticos. Neste último item, o prefeito estabeleceu parceria com a Federação Paranaense de Desportos Aquáticos para icentivo absoluto às práticas esportivas (natação, nado sincronizado, polo aquático, maratonas aquáticas, dentre outros) a toda população.

A localidade ao entorno do projeto é uma APP (Área de Proteção Permanente) e está sendo projetada em justas medidas sócioambientais que valorizem os espaços verdes, a fauna e flora da região, no intuito de garantir qualidade de vida a cada cidadão campo-larguense e desenvolvimento urbano adequado às necessidades da região, reestruturando o município para mais uma referência nacional: a conservação das áreas verdes e a oferta de lazer e educação ambiental às crianças e adolescentes. O projeto é contemplado através do Programa Cabeceiras da Ponte, que desenvolve parcerias para revitalizar áreas verdes nos municípios de Campo Largo, Campina Grande, Piraquara e Quatro Barras.