Desde a quarta-feira (29), o Pronto Socorro estará atendendo somente pacientes com sintomas respiratórios, garantindo um espaço exclusivo e com toda estrutura necessária para pacientes com confirmação ou suspeita da Covid-19 em Guaratuba.

Os outros atendimentos médicos, que eram efetuados no Pronto Socorro, doenças que não tenham sintomas respiratórios, serão atendidos no Hospital Municipal, tal como funcionou durante a reforma do PS.

Assim, pacientes que precisam de atendimento para outras patologias estarão separados daqueles que apresentam sintomas da Covid-19, diminuindo o risco de transmissão.

A destinação do PS para este fim só é possível porque ele foi totalmente reformado e ampliado em setembro do ano passado. A sala de emergência possui respiradores e outros equipamentos necessários para o atendimento de casos graves. Todos os leitos possuem pontos de oxigênio e ar comprimido, bem como outras estruturas de suporte, como raios-x, sala de esterilização, farmácia, entre outros.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Gabriel Modesto, inicialmente foi pensado em montar esse atendimento na Colônia dos Fiscais, contudo, a estrutura predial do Pronto Socorro é melhor adaptada para atendimentos médicos. A colônia será utilizada como alojamento dos profissionais que estão na linha de frente. O secretário da saúde ressalta também que: “as pessoas com sintomas respiratórios durante a semana podem também procurar as Unidades Básicas de Saúde mais próximas de suas casas, para não precisarem ficar circulando”. As UBSs estão trabalhando sem agendamentos por causa das medidas de contenção da pandemia.