Bruno Stier/PMQB

Um dos dias mais aguardados por todos os profissionais de Saúde e pela população finalmente chegou. Quatro Barras abriu, na manhã da quarta-feira (20), a vacinação contra a Covid-19. 

A técnica em enfermagem, Ana Paula Tartaia Barros Dias, foi a primeira profissional de Saúde da linha de frente no combate ao coronavírus a receber a dose, aplicada por outra profissional da linha de frente, a técnica em enfermagem Keila Liliane Pereira de Lima, que atua no Centro Médico de Atendimento à Covid-19 no bairro Jardim Menino Deus.

Após 10 meses de intenso trabalho no atendimento de pacientes suspeitos e infectados pelo novo coronavírus na Unidade de Saúde da Borda do Campo, Ana Paula comemorou a chegada da vacina. “Este é o dia mais feliz da minha vida. Desde o início da pandemia decidi abraçar essa causa, me doando ao máximo. Vi muito sofrimento, vi a dificuldade das pessoas por não conseguir respirar, vi a angústia da nossa equipe ao procurar vagas nos hospitais. Essa doença é realmente muito grave”, disse ela.

Quatro-barrense, 39 anos, moradora da Borda do Campo, mãe de 3 filhos, com 13 anos de profissão e servidora de carreira da Prefeitura de Quatro Barras, Ana relatou os desafios do período de pandemia dentro das unidades e também a união entre os profissionais, motivados por um intenso amor ao próximo.

“Tínhamos medo de contaminar nossos filhos, nossa família. O trabalho foi intenso nesses meses. Chegávamos às 8h, parávamos rapidamente para almoçar e seguíamos até às 17h sem parar. Eram, em média, de 25 a 35 atendimentos e coletas por dia. Acompanhávamos cada paciente, mesmo aos sábados e domingos. Participei de cada etapa, das barreiras, do fechamento de estabelecimentos, dos movimentos de conscientização”, contou ela. “Foi a pandemia que me motivou a graduação em Enfermagem. Queria fazer mais pelo próximo, amo minha profissão e faria tudo de novo”, disse, minutos antes de receber a vacina.

Com a exposição à doença, Ana contraiu a Covid-19 em outubro. Ficou internada e teve 40% do pulmão comprometido. “Quem passa pela doença e acompanha o dia a dia no atendimento dos pacientes sabe da gravidade do coronavírus. Perdi vários colegas de profissão. Por isso tanta emoção hoje. A palavra que resume tudo é esperança”, concluiu a técnica em enfermagem.

Abertura da vacinação
A primeira aplicação das doses ocorreu no Centro Médico de Atendimento à Covid-19 da área central. Lá, Ana Paula e a aplicadora Keila, assim como todos os profissionais da Saúde que atuam na unidade foram vacinados, um a um, abrindo oficialmente o programa de vacinação municipal.

A primeira aplicação da vacina foi acompanhada pelo prefeito Loreno Tolardo, que traduziu o dia de hoje como um “momento histórico”. Tolardo agradeceu todos os profissionais de Saúde e, a nível global, todos aqueles que tiveram papel decisivo no desenvolvimento da vacina.