Quatro Barras começou a receber na última quinta-feira (23) a instalação efetiva do Programa Cidades Digitais, que vai interligar em rede os prédios públicos municipais por fibra óptica. A medida é pioneira na RMC, e coloca Quatro Barras entre os 80 primeiros municípios beneficiados pelo programa em todo o território nacional. A iniciativa é coordenada pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Prefeitura.

Nesta fase, a cidade recebe a instalação de 14 quilômetros de fibra óptica, que vão permitir a integração de dados entre Prefeitura, escolas, bibliotecas, Centros Municipais de Educação Infantil, Unidades de Saúde, entre outros órgãos.

A medida deve gerar mudanças significativas principalmente nos serviços oferecidos à população, em áreas como saúde, educação e administração. As Unidades Básicas de Saúde, por exemplo, ficarão interligadas, disponibilizando dados e históricos dos pacientes onde quer que sejam atendidos, através de um prontuário eletrônico.

As facilidades se estendem para as áreas da educação e cultura, com interligação entre escolas, e pontos de acesso à internet wi-fi disponíveis em praças e bibliotecas. O projeto também conta com aplicativos de governo eletrônico para gestão dos setores financeiro e tributário da Administração Municipal, além da capacitação dos servidores no uso dos aplicativos e da rede.