araucaria
A Prefeitura de Araucária, por meio da Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), vai combater fraudes na utilização de cartões de isento com um sistema que permite o reconhecimento facial dos usuários. A novidade começa a funcionar na próxima quarta-feira (01), segundo a CMTC. Comprovado o mau uso do cartão de isento, este será bloqueado e o titular responderá pelo ato ilegal.

Cada um dos mais de 100 ônibus da frota do Transporte Integrado de Araucária (Triar) recebeu um equipamento que vai registrar o rosto de cada um dos usuários no momento em que eles usam o cartão para liberar a catraca. A câmera instalada tira uma sequência de três fotos e, automaticamente, sistema compara se as imagens correspondem ao do titular cadastrado.

Com o rastreamento do sistema apontando para uma possível fraude, a informação será repassada para um funcionário da CMTC que entrará em contato com o beneficiário do cartão para que este compareça à companhia e tenha mais esclarecimentos. O cartão não será bloqueado na hora do uso e sim posteriormente. O titular responderá pelo ato já que no momento do cadastro do cartão assina como ciente em cumprir todas as normas.

Os números da CMTC mostram que Araucária possui cadastro de 7.205 isentos ativos. Levando em conta o preço da tarifa, o município deixa de arrecadar mensalmente quase R$ 300 mil. O diretor-presidente da companhia, Sandro José Martins, ressalva que o benefício é um direito importante para muitas pessoas e o que a CMTC está fazendo é garantir que o cartão de isento seja utilizado apenas por quem realmente tem o direito. De acordo com o diretor-presidente, a expectativa com esta ação de combate à fraude é de que o número de cartões ativos caia pela metade.

Sistema — Com a implantação desse sistema, Araucária torna-se pioneira no Paraná a realizar esse investimento. No Brasil, São José dos Campos-SP é o único município a implantá-lo em 100% da frota, seguido por Manaus-AM que está em fase de implantação. Na prática, Araucária pode se tornar o 2º município no país a ter 100% da frota com o recurso de reconhecimento facial.

(Foto de Carlos Poly/SMCS)