Muitas empresas estão se reinventando nesse período em que todos os países, sem exceção, enfrentam a pandemia de coronavírus. A empresa Khun, localizada em São José dos Pinhais, e que fabrica tratores e implementos agrícolas, encontrou uma nova utilidade para o pulverizador usado na agricultura – ele foi testado pela Prefeitura de São José dos Pinhais para realizar a desinfecção de ruas e acabou sendo doado pela empresa ao município.

“Junto com a empresa Khun, São José dos Pinhais teve a oportunidade de ser o município pioneiro na higienização e desinfecção da cidade para conter o avanço do coronavírus. E essa empresa, além de nos ajudar emprestando equipamentos, ela foi além: doando essa máquina que vai ser muito útil. Temos que agradecer empresas como essa que acreditam em São José dos Pinhais e estão colaborando com o serviço público pelo bem da população”, destacou o prefeito Toninho Fenelon.

O gerente Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Khun, Carlos Eduardo Blume, contou que a ideia de utilizar o implemento agrícola para higienização de ruas surgiu depois que assistiu a vídeos de desinfecção em massa em cidades da China. “E por que não usar algo que já é produzido pela empresa? Então testamos vários equipamentos da linha e vimos que esse modelo, que já é fabricado há mais de 40 anos, se adaptou bem ao ambiente urbano e se mostrou eficiente nas medidas de combate ao vírus”, explicou Carlos Eduardo.

O secretário de Meio Ambiente Ahirton Sdroeiski Jr. explicou já foram feitos testes na Rua XV e no terminal central com o equipamento. “Essa é mais uma arma contra o Covid-19, e que também será será utilizado para ações futuras de combate a dengue, por exemplo. Se mostrou prático e muito eficiente , nós desinfectamos toda a Rua XV de Novembro em apenas 1h30, e além da rua os jatos alcançam paredes e toldos. Além de terminais também vamos desinfectar ruas à noite com esse equipamento”.

A doação aconteceu na sede da empresa, na manhã desta terça-feira (07) com a presença do diretor de operações da Khun, Nicolas Guillou, e dos secretários municipais de Indústria, Comércio e Turismo Giam Celli, de Transportes e Trânsito, Fabrício Tambolo, e o procurador do Município Áriston Ghidin.