
Inaugurada a restauração do Casarão Histórico do Parque Newton Puppi, os servidores do gabinete do Governo Municipal, o prefeito e o vice-prefeito já estão lá instalados e executando os serviços pertinentes a cada área.
A live de inauguração aconteceu na terça-feira (02/06), às 19h, e contou a história do local que já foi sede de uma estação de enologia (em 1949), de uma Associação de Pesquisa e Tratamento do Alcoolismo – o APTA – e também sediou departamentos públicos da Prefeitura de Campo Largo e laboratórios escolares.
A restauração buscou reformar toda a localidade resgatando elementos antigos e nativos como o piso, as colunas, as cores da pintura, as pedras do Rio Cambuí utilizadas na parte externa e demais memórias que vieram a ser renovadas à apreciação e ao resgate histórico do patrimônio público.
O prefeito destaca que a grandeza e a história do Casarão não podiam ficar abandonadas. “O local era palco de vandalismo. Nós conseguimos recursos e fizemos um minucioso projeto para entregar o Casarão à população campo-larguense. O projeto interlaçou a cultura da manutenção dos elementos históricos, da natureza viva ao redor com a comunicação entre a sociedade, a cultura e os serviços públicos que ainda poderão ser oferecidos nele – como exposições culturais, sede de eventos e encontros/reuniões”, disse Puppi.
A arquiteta pública e responsável pelo projeto da reforma, Precielle Brafmam de Souza, explica que o planejamento da reforma do Casarão, da readequação e estruturação dos espaços do parque, foi realizado à construção de um ambiente de lazer, esportes, arte e cultura, focando no resgate histórico do equipamento e idealizado com inspiração em parques de New York, contemplando áreas verdes para lazer e convivência. “Fizemos do espaço um lugar onde as pessoas possam interagir com a natureza, com a arte, cultura e história do município de Campo Largo. Reformamos o Casarão na íntegra e mantivemos a estrutura e cores originais de quando foi construído. Na época, o local serviu para ser um local de estudos e experiências na área da Enologia”, ressalta a arquiteta.
MAIS ESTRUTURA – Em frente ao Casarão foi construído um “deck social” de uso para reuniões em família, piqueniques, área de convivência, confraternização e descanso. Toda a estruturação de prevenção a incêndios e acidentes diversos está inclusa e fiscalizada no projeto, idealizado em meados de agosto de 2019.
A rotatória existente foi mantida e outra foi construída próxima ao acesso à Casa dos Escoteiros.
O paisagismo do projeto foi realizado em conjunto com a equipe do Departamento de Meio Ambiente e do Orto Municipal, priorizando espécies nativas e a sustentabilidade.
A drenagem do Rio Cambuí, para a readequação de toda a via principal do parque, está em execução para iniciar a pavimentação em paver da mesma e a reconstrução da ponte que liga a entrada às outras áreas.
SEGURANÇA – A Guarda Municipal foi inclusa no processo da restauração para a intensificação 24 horas de fiscalização e vigilância.
O prefeito ainda complementa que a restauração do Casarão e as obras no Parque Newton Puppi trazem para a cidade a para a população um espaço diferenciado e estruturado para o lazer, para a prática de atividades físicas, para a manutenção da área verde do município, para a disseminação da arte e cultura locais, resgatando a história de Campo Largo, seu passado, e ofertando, para cada cidadão, um equipamento público moderno, adaptado, aberto ao público em geral, que servirá como mais um atrativo turístico da cidade. “Estamos projetando uma Campo Largo para daqui 50 anos, com foco na qualidade de vida e no desenvolvimento humano de nossas famílias”, salienta Puppi.
Foram investidos R$ 740 mil para a reforma do Casarão Histórico, recursos oriundos do Programa da Caixa Econômica Federal – FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). A Prefeitura de Campo Largo conseguiu acesso e incentivo da Caixa após regularização das Contas Públicas, de maneira integral, junto ao Tribunal de Contas do Estado/PR.