
O Colégio Estadual Zacarias Cardoso de Cristo, em Rio Branco do Sul, na Grande Curitiba, terá uma sede própria depois de quase três décadas de funcionamento. Atualmente ela opera em dualidade administrativa – quando mais de uma rede de ensino compartilha o mesmo espaço físico – com a Escola Municipal Professora Maria Luz Christo Lima, em terreno localizado na Avenida Manoel Muller de Siqueira. Com a construção da nova sede, o colégio passará a contar com estrutura exclusiva.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, assinou nesta terça-feira (8) a ordem de serviço que autoriza a construção da Unidade Nova Escolar (UNV), localizada no bairro Vila São Pedro, em uma área de mais de 14 mil metros quadrados cedida pela Prefeitura ao Governo do Estado.
Com a construção da nova sede, o colégio passará a contar com estrutura exclusiva, projetada para atender com mais qualidade os estudantes da região.
“A construção de uma unidade própria para o colégio, na forma da UNV, é uma grande conquista para a educação de Rio Branco do Sul, pois permite maior qualidade no ensino e mais conforto para os estudantes”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda. “É mais um investimento na educação no modelo da atual gestão do Governo do Paraná, com um trabalho técnico de excelência que atende às reais necessidades do ensino do Estado”.
A obra será executada com recursos do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), totalizando um investimento de mais de R$ 13,4 milhões. A nova unidade terá área construída de mais de 2 mil metros quadrados e contará com 12 salas de aula climatizadas, laboratórios de informática, física e química, biblioteca, refeitório, salas adaptadas, além de ambientes pedagógicos e administrativos. A previsão de entrega é julho de 2026.
“Finalizada a obra, o colégio Zacarias Cardoso de Cristo terá capacidade para atender mais de mil alunos”, diz o diretor técnico de engenharia da Fundepar, Marcello Albuquerque. Para ele, o investimento não se limita à construção da UNV. “É, também, um investimento na comunidade em que a escola está inserida, que valoriza quem vive aqui, que agora poderá contar com uma escola perto de casa”.
OUTRAS UNIDADES – Nos últimos dias o Governo do Estado também confirmou investimentos em outras duas novas escolas. Uma será em Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, com um investimento de R$ 19 milhões do Governo do Paraná. A Secretaria da Educação também vai construir uma nova escola no Jardim Madrid, em Maringá, no Noroeste do Estado. Ela terá 7,2 mil metros quadrados de área construída e capacidade para atender cerca de 1,8 mil estudantes.