
A Prefeitura de São José dos Pinhais inicia nesta quinta-feira (2) os testes com um novo veículo que atenderá a linha do Jardim Zaniolo. A ação é pioneira na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) ao testar o primeiro ônibus com ar-condicionado elétrico no transporte coletivo.
O ônibus faz parte de um projeto piloto da Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt) e terá duração prevista de 60 dias. Após esse período, o veículo será realocado para atender outras linhas do município.
Segundo a Semutt, as janelas do ônibus são lacradas e o sistema de climatização ajusta automaticamente a temperatura interna conforme a variação externa, garantindo mais conforto aos usuários.
O sistema de climatização funciona com energia coletada por placas solares, sem consumo de combustível, gerando economia aos cofres públicos. Segundo o secretário da pasta, Lucas Pigatto, ainda neste ano, outros seis ônibus adaptados com a mesma tecnologia devem ser incorporados à frota que atende o Lote 2 do transporte coletivo.
“Com esse veículo equipado com ar-condicionado, damos continuidade ao trabalho de modernização e renovação da frota. Esse é um compromisso assumido pela gestão. Durante esses dois meses de teste, vamos avaliar o desempenho e a satisfação da população. Essa tecnologia foi desenvolvida por uma empresa de São José dos Pinhais, o que fortalece ainda mais nossa economia local. Até o fim do ano, mais seis veículos serão incorporados para ampliar o conforto e a qualidade para os usuários”, destaca Pigatto.
Além do ar-condicionado elétrico, o veículo oferece Wi-Fi gratuito, tomadas USB e USB-C para carregamento de celulares, espaço para cadeirantes e cães-guia, elevador de acessibilidade, bancos estofados e preferenciais, vidros fumês com proteção contra raios UV, tapete antiderrapante, balaústres encapsulados com alças de apoio, sistema de aviso de fechamento das portas e trava de segurança que só permite a abertura das portas com o veículo totalmente parado. A capacidade mínima é de 85 passageiros por viagem.
O deputado estadual Thiago Bührer enfatiza que a inovação trará mais conforto aos passageiros, e alia sustentabilidade e valorização da economia local, já que foi desenvolvida por uma empresa do município, que gera emprego e renda.
“Nosso objetivo é expandir a tecnologia para toda a frota e servir de exemplo para outras cidades do Paraná e do Brasil. Além disso, é importante lembrar que o Lote 2 do transporte coletivo está sendo totalmente renovada com veículos mais modernos e que oferecem mais qualidade para os usuários”, afirma o deputado.
A comunidade poderá avaliar o novo modelo por meio do 156, disponível por aplicativo, site ou ligação telefônica.