Na tarde de quinta-feira (13), o Grupo Fibromialgia Mandirituba, juntamente com a Prefeitura de Mandirituba, realizou uma palestra sobre a fibromialgia. Essa doença, que se caracteriza por uma dor crônica que migra por vários pontos do corpo, atinge diversas pessoas, na maioria das vezes mulheres, incluindo moradoras da região.

O evento, que ocorreu no Teatro Municipal, contou com a presença de 55 participantes na plateia, e com um grupo de profissionais especializados no assunto que fizeram parte da programação. Entre esses profissionais, estiveram presentes o Dr. Luiz Henrique Miguel Costa , Médico Pediatra que atua em Mandirituba, Alessandro Novaski, formado em educação física, Isabelitta Noronha, idealizadora do Grupo Fibromialgia Mandirituba e acadêmica de Psicologia, Denise Cordeiro, Professora de História da Escola Municipal Alice Machado Ferreira, e Professora Josete, servidora pública municipal licenciada de Curitiba.

A convidada e palestrante do evento, Professora Josete, atualmente é vereadora em Curitiba, onde propôs o projeto de lei que dá prioridade de acesso à saúde aos portadores de Fibromialgia, que serviu de referência para criação do mesmo projeto em Mandirituba, que foi aprovado pela câmara e sancionada pelo prefeito, lei apresentada pela vereadora Marilha Segalla, também presente no evento.

O Fibromialgia Mandirituba, existe desde fevereiro de 2020, e já conta com 37 membros. A idealizadora do grupo, Isabelitta, afirmou a respeito da realização da palestra: “Estamos muito gratas pelo acolhimento e carinho que a prefeitura teve conosco. É muito importante que a população tenha conscientização sobre a doença, que possamos juntos obter as melhorias e Mandirituba ser referência para outras cidades”.